Operação “Pronto Emprego” do DF Legal agindo nas cidades

Em 09 de Agosto de 2020 – Ascom DF Legal

Ascom DF Legal

Atendendo à antigas demandas da população de todo o Distrito Federal, a Secretária DF Legal está realizando, nas 33 regiões administrativas, a Operação Pronto Emprego. O objetivo é acabar com ocupações irregulares ainda na fase inicial, reduzindo os impactos econômicos e sociais causados pelas derrubadas.

Neste domingo (9), as equipes da DF Legal foram ao Park Way, próximo à Quadra 5, onde atenderam denúncia da população de que grileiros estavam iniciando construções irregulares. A denúncia foi feita ainda na madrugada de sábado (8) e atendida prontamente, em conjunto com a SSP e PMDF.

“A DF Legal conforme as diretrizes da nova gestão, empreendeu a Operação Pronto Emprego, demolindo todas as estruturas que estavam dentro de área de proteção ambiental e à beira do córrego apreendendo os materiais. Realizando a ação ainda na fase inicial, coibindo as ocupações irregulares e reduzindo os inpactos financeiros, inclusive aos próprios infratores, desgastes políticos e sociais”, explica o Secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

A proposta é realizar as demolições em áreas irregulares em no máximo 48 horas, desobstruindo as áreas invadidas. Para isso, estão sendo realizadas parcerias com todas as administrações regionais, com a Secretária de Segurança Pública, Secretaria de Governo, Secretaria Executiva das Cidades, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Seduh) e Secretaria de Desenvolvimento Social, bem como outros órgãos de fiscalização e forças de segurança.

Ascom DF Legal

“Essa é uma premissa do Governador Ibaneis Rocha, que quer uma gestao trabalhando em bloco e integrada, como um só governo”, exalta Mangueira, que destaca a importância de devolver o bem público aos cidadãos do DF.

A tônica será cobrir de quatro a dez cidades simultaneamente, com monitoramento em tempo real. Apenas na última semana foram realizadas ações na 26 de Setembro em Vicente Pires, em Arniqueiras, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, além do próprio Park Way.

Para as próximas semanas estão previstas ações em São Sebastião, Planaltina e mais quatro cidades.

Em todas as ações, com a ajuda das forças de segurança, os infratores têm sido identificados e denunciados para instituições parceiras, como a Delegacia Especializada do Meio Ambiente – DEMA.