Combate ao comércio ilegal de celulares no DF

Bloqueio de aparelhos roubados ou furtados

A Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Anatel, oferece mais um serviço à população: o bloqueio de aparelhos celulares roubados ou furtados. A medida visa reduzir a criminalidade no Distrito Federal, em especial roubos, furtos e o comércio ilegal destes aparelhos.

O bloqueio não é imediato, pois dependerá da validação, pela Anatel, dos dados fornecidos no momento do registro da ocorrência policial. Fique atento! A exatidão desses dados garantirá a efetividade da medida.

Para solicitar o bloqueio do aparelho celular roubado ou furtado dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima, e forneça as seguintes informações durante o registro policial:

  • número da linha;
  • nome e CPF do titular da linha, caso não seja a própria vítima;
  • número(s) do(s) IMEI(s).

O número do IMEI não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das Delegacias de Polícia, no entanto ele facilita o processo de validação das informações, garantindo o efetivo bloqueio. Aparelhos celulares com mais de um chip possuem mais de um número de IMEI.

ATENÇÃO: O bloqueio do aparelho celular não implica no bloqueio da linha telefônica. Portanto, o titular da linha deverá solicitar a medida diretamente à operadora de telefonia.

Em caso de furto de celular, você também poderá efetuar o registro da ocorrência policial por intermédio da Delegacia Eletrônica da PCDF.

Nesse caso, você deverá OBRIGATORIAMENTE informar:

  • número da linha;
  • nome e CPF do titular da linha, caso não seja a própria vítima;
  • número(s) do(s) IMEI(s); marca do aparelho.

Consulta a aparelhos celulares bloqueados

O comércio ilegal de aparelhos celulares é uma prática criminosa que implica no incremento de outros crimes, como roubos e furtos. Sempre verifique a procedência do celular para evitar a aquisição de aparelhos ilegais.

Se você solicitou o bloqueio de um aparelho celular ou deseja saber se o aparelho que está adquirindo está impedido, consulte pelo site https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br/public-web/welcome