Autor de lei que institui a coleta de sangue itinerante no DF, deputado João Cardoso comemora unidade móvel do Hemocentro

Com equipe multidisciplinar, ônibus adaptado tem capacidade para até cem coletas por dia. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançou nesta quarta (8/2) Unidade Móvel de Coleta de Sangue, que irá percorrer todas as regiões administrativas do Distrito Federal. Autor da lei 6687/2020, que institui a coleta de sangue itinerante no DF, o deputado distrital João Cardoso (Avante) comemorou a conquista da população. A entrega do ônibus ocorreu na manhã de hoje, no Palácio do Buriti.

“Hoje é um dia importantíssimo para a Saúde do DF. Com este serviço de excelência, será possível aumentarmos os estoques de sangue dos hospitais e salvarmos cada vez mais vidas. Parabéns ao Hemocentro e ao GDF por essa iniciativa.”, afirma o parlamentar.

Na ocasião, a governadora em exercício, Celina Leão, fez um apelo às pessoas para que colaborem: “Hoje o DF cumpre a legislação e leva a doação de sangue de forma itinerante às cidades. Pedimos à população que faça esse ato de amor, que salva vidas, e nos ajude a chegar à meta de doação”.

“Pedimos à população que faça esse ato de amor, que salva vidas, e nos ajude a chegar na meta de doação”, acrescentou.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Unidade Móvel de Coleta de Sangue

Segundo o Hemocentro, a unidade móvel possibilitará que os voluntários façam a doação de sangue nas suas próprias regiões administrativas, sem a necessidade de deslocamento até o Plano Piloto. Em 2022, o Hemocentro realizou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês. Cada doação pode salvar até quatro vidas.

Atualmente, cerca de 1,8% da população do DF é doadora de sangue, número abaixo da meta mínima de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A unidade móvel nos dará a oportunidade de diminuir esse déficit, facilitando a coleta do sangue para aqueles que queiram doar pela primeira vez e para os que já são doadores”, completa o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto.

O calendário com as datas e os locais que receberão o serviço será divulgado periodicamente pelo site e pelas redes sociais do Hemocentro. No próximo dia 16, a Unidade Móvel atenderá doadores de sangue no estacionamento do JK Shopping, em Taguatinga, em uma ação preventiva a um eventual aumento na demanda por sangue durante o período do Carnaval.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Confira mais detalhes no site oficial do Hemocentro: https://www.hemocentro.df.gov.br/

*Com informações da Agência Brasília

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília