Você sabe quem foram os candidatos mais votados na Zona Eleitoral do Cruzeiro. Sudoeste e Octogonal para deputado distrital?
O Blog do Candango, estará publicando diariamente cada uma das regiões do Distrito Federal e listando os 10 candidatos mais votados para deputado distrital. Você morador saberá quem pode ser cobrado e quem mesmo não eleito teve as melhores votações na sua zona eleitoral
Em 17 de maio de 2022 – Redação – Por Luciano Lucas
A ocupação do Cruzeiro ocorreu em 1955 nas terras da Fazenda Bananal (área desapropriada para a construção da nova capital) para abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília. Em 1958, começaram as primeiras construções de casas geminadas para receber esse pessoal.
Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959, para abrigar funcionários público do Rio de Janeiro transferidos para Brasília. A equipe de Lucio Costa foi responsável pelo projeto urbanístico do local e do nome inicial, Setor de Residências Econômicas Sul (SRES), atual Cruzeiro Velho. No final dos anos 1960, o setor vizinho, o Cruzeiro Novo, deu nova conformação ao desenho urbano, habitado por funcionários do GDF e da iniciativa privada. O Cruzeiro é dividido em Cruzeiro Velho, formado por edificações residenciais unifamiliares; e Cruzeiro Novo, composto por edifícios de 4 pavimentos.
Nas eleições de 2018, foram as urnas e depositaram seus votos 52.043 eleitores, os quais distribuíram como principais opções os seguintes candidatos:
O campeão de votos à deputado distrital em 2018, foi o atual deputado Reginaldo Sardinha – hoje no PL, com 3.135 votos. Reginaldo Rocha Sardinha, mais conhecido como SARDINHA, servidor público da Polícia Civil do Distrito Federal desde 1999. Goiano, nascido em Anápolis, casado, tem três filhos, antes dessa votação já havia sido Administrador Regional do Cruzeiro.
Na segunda colocação ficou o também deputado Rodrigo Delmasso – PRB, que na zona eleitoral obteve 1.113 votos. Delmasso é formado em Gestão Pública e pós-graduado em Serviço Social, pastor da Igreja Sara Nossa Terra, atualmente é o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal e secretário-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – UNALE.
Em terceiro na votação se destacou o médico Gutemberg Fialho, que é paraibano de Araruna com 1.103 votos. É médico ginecologista e obstetra e advogado. Tem 53 anos e tem três filhos. A atenção à saúde da mulher é sua ocupação profissional principal desde o início da carreira médica, ao longo da qual já realizou mais de 5 mil partos. Gutemberg é atualmente presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), eleito pelo segundo mandato, também foi conselheiro do Conselheiro Regional de Medicina do Distrito Federal, representando a Associação Médica de Brasília (AMBr) no período de 2009 a 2014.
4º – Arlete Sampaio – PT – 1.052 votos;
5º – Henrique Ziller – PSB – 846 votos;
6º – Júlia Lucy – NOVO (2018) – 811 votos;
7º – Professor Reginaldo Veras – PDT (2018) – 772 votos;
8º – Fábio Felix – PSOL – 747 votos;
9º – Pedro Ivo – PPS – 664 votos; e
10º – Leandro Grass – REDE (2018) – 636 votos.