Vanessa da Mata: atração principal do 1º Festival de Artes se apresenta de graça nesse final de semana

Por Clarice Gulyas
Foto: Ariel Martini

Um dos shows mais esperados do 1º Festival de Artes de Brasília acontece em dose dupla nesse final de semana. A cantora Vanessa da Mata se apresenta nessa sexta (27/1), às 20h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e no sábado (28/1), no mesmo horário, no Ginásio de Esportes de Sobradinho. A entrada é franca com retirada dos ingressos a partir das 14h na data do show. O primeiro deve ser retirado no Teatro Nacional (onde o show estava previsto para acontecer) e o segundo na Galeria de Artes Vincent Van Gogh, localizada na quadra 8 de Sobradinho.

Com abertura da sambista brasiliense Renata Jambeiro, que já dividiu palco com outros nomes de peso da música popular brasileira como Jorge Aragão e Dudu Nobre, o show da matogrossense Vanessa da Mata promete ser o maior em número de público. Prova disto foi a transferência do local de realização do show, do Teatro Nacional, para o Centro de Convenções, principal espaço fechado da cidade com capacidade máxima de 3 mil lugares.

No repertório da cantora, que completa 37 anos no próximo dia 10, estão sucessos de seus cinco CDs, com destaque para seu último trabalho lançado em 2010, Bicicletas, Bolos e Outras Alegrias. O disco reúne sucessos como O Tal Casal e Te Amo. Mas nos palcos em Brasília, Vanessa deve interpretar outras canções marcantes de sua carreira como Ai, Ai, Ai, Boa Sorte e Não Me Deixe Só. A expectativa é que Vanessa da Mata também faça uma homenagem a Clara Nunes, como tem feito em apresentações em cidades pelas quais tem passado, já que irá representar a cantora de samba durante o desfile da Portela no carnaval carioca, que traz como tema a Bahia, suas crenças e festas. A cantora se apresenta acompanhada dos músicos Gustavo Ruiz (guitarra), Donatinho (teclados), Stephane San Juan (bateria), Maurício Pacheco (guitarra) e Kassin (baixo).

Em Sobradinho, o show de Vanessa da Mata começa a ferver ao som de duas pratas da casa. Primeiro com as rimas certeiras de Genival Oliveira Gonçalves, rapper brasiliense conhecido como GOG. E a segunda com a participação do veterano grupo Luz do Samba, um dos maiores representantes do samba de raíz e do pagode em Brasília. O grupo é formado por Salvador Alves de Souza, o Dú (voz), Jorginho Vianna (banjo e vocal), Sidney Emídio da Silva, o Ney Amizade (reco-reco), Victor Santos Emídio da Silva, o Vittinho (tantã), Denis de Luca Santos e Carlos Dias de Oliveira, o Carlão (surdo). No repertório, sambas de compositores consagrados e composições autorais. Excepcionalmente para este evento, os ingressos serão distribuídos na Galeria de Artes Vincent Van Gogh, localizada na quadra 8 de Sobradinho, a partir das 9h do mesmo dia. Já no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serão distribuídas senhas a partir de 12h30 para garantia de distribuição do ingresso às 14h, na data do show.

próximas atrações

O 1º Festival Internacional de Artes de Brasília é uma ação conjunta das secretarias de Cultura e de Educação do DF que irá promover até o dia 10 de fevereiro diversas apresentações artísticas com o objetivo de ampliar as opções de cultura, lazer e conhecimento, de forma gratuita.

Entre os próximos destaques nacionais da programação estão as apresentações de Osvaldo Montenegro, no dia 29 de janeiro no Teatro Nacional, Ney Matogrosso, no dia 3 de fevereiro no Centro de Convenções, e o encerramento do festival com a cantora Luiza Possi, no dia 12 de fevereiro no Teatro Nacional.

A programação completa está disponível no blog oficial do evento:
>> http://festiarte2012.blogspot.com

Confira a cobertura do Brasíliagenda na coletiva de imprensa da cerimônia de abertura:
>> http://youtu.be/PQrZLaEDWp0

serviço:
Vanessa da Mata
local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (dia 27, Eixo Monumental) e Ginásio de Esportes de Sobradinho (dia 28, quadra 2)
data: 27 e 28 de janeiro
horário: 20h
ingressos: entrada franca com distribuição dos ingressos a partir das 14h na data do show. O primeiro deve ser retirado no Teatro Nacional e o segundo na Galeria de Artes Vincent Van Gogh, localizada na quadra 8 de Sobradinho.


Feed