ORLANDO JORGE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO EM UMA REFERÊNCIA E UMA DAS MELHORES DO PAÍS

Em 10 de junho de 2024 – Redação


ORLANDO JORGE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO EM UMA REFERÊNCIA E UMA DAS MELHORES DO PAÍS

Sempre que o assunto é a grande aprovação do prefeito, a Educação desponta como um dos pontos fortes de sua administração.

Além de a administração de Orlando Jorge ser marcada por uma aprovação de mais de 80%, ele também se tornou modelo de gestão eficaz e próxima da população.

Esta aprovação, apesar de ser o resultado de uma gestão totalitária, em que o prefeito investe e realiza ações e obras em todas as áreas, se deve, em grande parte, à Educação.

E a Educação se transformou um ponto forte da gestão justamente porque o prefeito Orlando é consciente da importância de uma educação de nível para a transformação e o crescimento das pessoas.
Odontólogo de formação, Orlando Jorge ganhou destaque através de sua militância no Sistema Único de Saúde (SUS) e pela defesa de uma sociedade mais justa e inclusiva, tendo iniciado sua carreira política após atuar como dentista no Exército Brasileiro.

Breve histórico político

Mesmo não tendo sido eleito em sua primeira tentativa, em 1996, Orlando Jorge persistiu em sua trajetória política, tendo atuado como vereador, vice-prefeito e secretário de Saúde de Limoeiro, além de ocupar o cargo de secretário de Saúde de Paudalho.

Sua atuação destacada no setor da saúde o levou à presidência do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE) e à participação no Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Em 2020, Orlando Jorge foi eleito prefeito de Limoeiro com 38,16% dos votos, superando três adversários.

Com um plano de governo, elaborado em parceria com movimentos sociais, associações de moradores e categorias de trabalhadores, que reflete seu compromisso com a transformação da cidade, o slogan “Limoeiro, Terra Amada” inspira a gestão atual, que visa melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e enfrentar os desafios para fazer Limoeiro avançar.
Conhecida como a “Princesa do Capibaribe”, a cidade cravada no Agreste Setentrional pernambucano vive um momento de crescimento e desenvolvimento nos últimos 3 anos e meio, sob a liderança de Orlando Jorge. Seu legado é a prova de que, com comprometimento e amor pela terra, é possível transformar a realidade de uma comunidade.
Recorde de ações, obras e projetos

Nesses três anos e meio à frente da administração de Limoeiro, Orlando Jorge realizou um número recorde de ações, obras e projetos voltados para o impulsionamento da Educação no seu município.

A título de demonstração, elencamos algumas das mais relevantes do mês de maio deste ano, que chamaram a atenção dos titulares deste blog e nos fizeram empreender uma viagem de mais de 2.600km, de São Paulo a Recife, para conhecer de perto o diferencial da Educação deste município pernambucano.

REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE LIMOEIRO


Um dos mais importantes instrumentos de leitura, de conhecimento plural e de preservação da própria história de Limoeiro foi requalificado e reinaugurado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Esportes e de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

No dia 31 de maio foi reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal Doutor Cícero Barreto. Na mesma solenidade, a cidade também ganhou um “novo capítulo” com a inauguração da nova sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL).

Com a reforma e revitalização do prédio, a biblioteca e instituto passaram a dividir o mesmo espaço, fortalecendo a integração entre leitura, conhecimento e preservação da história material e imaterial de Limoeiro.

PREFEITURA DE LIMOEIRO LANÇA PROGRAMA ALFALETRAR


As inúmeras conquistas alcançadas pela Rede Municipal de Ensino de Limoeiro são importantes ferramentas de incentivo para alavancar novos projetos educacionais.

O mais recente é o Projeto Alfaletrar, lançado oficialmente no dia 16 de maio, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de alfabetizar de forma plena as crianças até os sete anos de idade, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O projeto Alfaletrar surge como política pública municipal para fortalecer os processos cognitivos e linguísticos possam ser apropriados pelas crianças nas turmas de alfabetização.

“Estou muito feliz com os resultados que a Educação apresenta para população. Nossas crianças e nossos adolescentes são o maior patrimônio das famílias, e a gente entende que investir na Educação nunca é demais, sobretudo, na qualidade do ensino e na capacitação continuada”, frisou, na daa do lançamento, o prefeito Orlando Jorge.

Segundo o gestor, os profissionais que integram a pasta educacional do município passam a ter a missão de alfabetizar os alunos na idade certa ampliada.

“Fazer com que o Português seja bem interpretado, com leitura fluente, e que as crianças possam entender o que estão lendo. Saber ler e saber fazer conta. Esse é um passo importante para o futuro dessas crianças. Por isso, a gente entende que o Programa Alfaletrar vai melhorar ainda mais os resultados, e tenho certeza que nossos professores vão estar cada vez mais dedicados”, avaliou Orlando.

EXCELENTES RESULTADOS NO SAEPE 2023


No município de Limoeiro continuam, até esta data, as comemorações pelos resultados alcançados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Os números positivos vieram do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) – referente ao ano letivo de 2023 –, cuja divulgação ocorreu neste ano e avaliam o nível de conhecimento dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o que corresponde às faixas etárias de 7, 10 e 14 anos, respectivamente.

Quando o foco foi o grau de conhecimento e desenvolvimento dos alunos matriculados no 5º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino, outra vez Limoeiro alcançou bons números, principalmente, na disciplina de Matemática.

CONQUISTA DE MEDALHAS NA OBRL

Em Limoeiro, os avanços na qualidade do ensino ofertado na Rede Municipal de Ensino refletem em números e conquistas. Oriundos de escolas do município, 36 alunos foram medalhistas na IX Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL), ampliando a galeria de premiações dos estudantes limoeirenses. Com a fundamental colaboração do corpo docente, além de medalhas de ouro, prata e bronze, os participantes alcançaram algo ainda mais valioso: conhecimento.

Como forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos estudantes, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu, no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), uma cerimônia de premiação, com as participações do prefeito Orlando Jorge, e do secretário da pasta, Fernando Melo, além do presidente da comissão organizadora da OBRL, Senun Nunes. Familiares e professores dos medalhistas também estiveram nesse encontro.

ESCOLA MUNICIPAL ALUÍSIO DE AQUINO PARTICIPA DA MOBFOG

Em Limoeiro, os estudantes das escolas do município são incentivados a serem protagonistas. Para tanto, 120 alunos da Escola Municipal Aluísio de Aquino e Silva, localizada na comunidade rural de Ribeiro do Mel, participaram da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma olimpíada que desafia os jovens a construírem e lançarem foguetes o mais longe possível a partir de uma base de lançamento.
A MOBFOG é muito mais do que uma simples competição. Trata-se de uma oportunidade para os alunos aplicarem na prática os conceitos aprendidos em sala de aula, despertando interesse pela ciência e pela exploração espacial. Ao construírem individualmente seus foguetes e bases de lançamento, os alunos mergulham em uma experiência que vai além dos livros didáticos.

LIMOEIRO SE FEZ PRESENTE NA II VALE INTEGRAR DA GRE VALE DO CAPIBARIBE

A Prefeitura de Limoeiro sediou a Reunião de Análise dos Resultados e Alinhamentos Pedagógicos da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, intitulada de Vale Integrar realizada no Espaço Vera Galdêncio, em Limoeiro, cidade-sede da entidade.

O encontro trouxe como pauta principal a análise dos resultados obtidos pelas unidades educacionais, analisando a melhoria da qualidade do ensino nas disciplinas trabalhadas dentro da estrutura pedagógica, tendo como base materiais e atividades entregues aos alunos pelos professores dentro e fora da sala de aula.

Na oportunidade, o prefeito limoeirense recebeu uma homenagem de Prefeito Amigo da Educação.
“Eu me sinto amigo das crianças e da educação. Estamos trabalhando diuturnamente para ter a melhoria contínua da educação, não só na infraestrutura, pois ela é importante, mas, sobretudo, no que a gente entrega às nossas crianças”, disse Orlando.

Vale-se ressaltar que estas realizações se deram todas nos últimos 30 dias, mas dão para se imaginar a “avalanche” de ações que se desenvolveram nos últimos 40 meses. Foram tantas que catapultaram a educação da Rainha do Capibaribe ao cume do conceito desse segmento, no País.

Crédito, Jornalista Germano Guedes Leal 

4 comentários sobre “ORLANDO JORGE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO DE LIMOEIRO EM UMA REFERÊNCIA E UMA DAS MELHORES DO PAÍS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *