Cristiano Araújo e a ministra do Turismo participam da primeira reunião do ano do Fornatur

Em 07 de fevereiro de 2023 – Por Tudo Ok

O Fórum reúne entidades nacionais e representantes dos setores públicos e privados ligados ao Turismo.

Na tarde desta segunda-feira (06), o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, abriu a 103ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), em Brasília.

O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e contou com a presença de entidades nacionais e representantes dos setores públicos e privados ligados ao Turismo. 

Para o secretário, o fórum é o primeiro passo para fortalecer a capital como potência turística. “Estamos recebendo todos os secretários de todo Brasil, trocaremos experiências, além de uma oportunidade de apresentar os atrativos da cidade aos nossos convidados. O governo federal é de grande importância no que diz respeito às viagens internacionais pela Embratur e a PECS que cuida da promoção de negócios. A ideia é criar ambientes de negócios para momentos de turismo aqui no DF”, enalteceu Cristiano.

O presidente do Fornatur e da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, em entrevista ao portal disse “Fizemos questão de fazer a primeira reunião do fórum com 27 secretários aqui no Distrito Federal e prestigiar o secretário Cristiano, que nos acolheu com tanto carinho e dar oportunidade para ministra e o presidente da Embratur e as autoridades, afinal é uma troca de experiências. Então, é o momento de nos conhecermos e nos unirmos”, declarou Amaral.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, enfatizou a importância do diálogo para a união e reconstrução do turismo no país. “A questão mais importante é o diálogo, o governo está aberto ao diálogo, quer se aproximar do turismo, reconhecer a sua potencialidade no desenvolvimento social e econômico. De fato, precisamos recuperar o turismo. Esse desenvolvimento é muito importante para todos os Estados – claro que isso gera emprego e renda. A expectativa é muito forte e precisamos estreitar as parcerias com secretários e entidades”, frisou a ministra que está no cargo há 36 dias.

Com um orçamento de 19 milhões no caixa, a ministra Daniela disse que precisa buscar parcerias e dialogar com os parlamentares para fortalecer o orçamento. “Vou precisar dialogar com os deputados e senadores para que através de emendas possamos fortalecer esse orçamento”, finalizou ela.

A ministra adiantou ainda a preparação de um decreto que estende a validade do Plano Nacional de Turismo para o ano de 2023 enquanto atua junto ao setor na construção de um novo texto.

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, destacou o esforço que o Ministério do Turismo fará no apoio do crescimento do turismo no país. “Aguardamos todos vocês também no Ministério do Turismo para que possamos, juntos, atuar e ajudar a reconstruir o turismo, que é um importante meio de gerar, de forma imediata, trabalho e renda para a população em todo o país” disse.

Também na ocasião, o secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, apresentou ações para atração de investimentos no Brasil. Entre elas, citou um portfólio online com 68 projetos de infraestrutura turística no país que somam investimentos de R$ 29 bilhões e, juntos, têm potencial para gerar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos no país. 

“Atuamos com a curadoria, mapeamento de projetos e intercâmbio de dados e informações, em parceria com estados e municípios”, informou Carlos Henrique Menezes Sobral.

Também presente no encontro, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, se colocou à disposição para atuar de forma conjunta com os estados. “Há muito tempo que a Embratur não faz a promoção devida do turismo. Agora, estamos montando uma equipe técnica que estará à disposição de todos vocês”, disse.

Além de reunir dirigentes dos 26 estados e Distrito Federal, a reunião contou com a presença de representantes do trade turístico, como do setor aéreo e de agências de viagens. Na oportunidade foram debatidos temas como melhoria da promoção turística nacional e internacional, o fortalecimento da aviação civil no país e a elaboração de planos de desenvolvimento e marketing do turismo pelos estados.