Coronavírus: Hran tem 100% dos leitos de UTI ocupados; ‘sinal amarelo’, diz especialista

Por G1 DF e TV Globo

Hospital público concentra 10 das 172 unidades de terapia intensiva reservadas para pacientes com Covid-19. Há mais 123 postos disponíveis em outras unidades.

Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é referência no combate ao coronavírus no DF  — Foto: TV Globo/Reprodução
Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é referência no combate ao coronavírus no DF  — Foto: TV Globo/Reprodução

Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é referência no combate ao coronavírus no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento contra o novo coronavírus no Distrito Federal, está com todas as 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) ocupadas. A instituição concentra 5% dos leitos reservados para Covid-19 na capital.

Em todo o DF, há 172 leitos reservados para pacientes com a doença. Destes, 49 estavam ocupados até domingo (3). Segundo a Secretaria de Saúde, há mais 123 UTI’s disponíveis em outros hospitais públicos e privados conveniados (saiba mais abaixo).

Segundo o médico Vitor Salvatore Barzilai, coordenador das UTIs no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), a situação do Hran “pode ser um sinal amarelo”, considerando que a curva de transmissão do coronavírus na capital ainda é crescente.

“Nós não chegamos ao topo da infecção em Brasília ainda, não tenha dúvida. Não chegamos ao pico da utilização dos leitos disponibilizados exclusivamente para a Covid-19”, disse.

Para Salvatore, o governo deve se preparar para aumentar o número de leitos. Segundo o último balanço, o DF registrava 1.740 casos confirmados de coronavírus (veja números abaixo).

“É importante entender que em algum momento nós vamos ter que expandir essa capacidade de utilização de leitos de UTI’, afirmou.

Ainda de acordo com o especialista, “a consciência do isolamento social é a chave para que a gente tenha um sucesso na redução do número [de infectados]”.

Hospitalizados

Até este domingo (3), o DF contabilizava 108 pacientes hospitalizados – o que representa 6,3% do total. Há 33 óbitos relacionados à Covid-19.

Desde a primeira semana de abril, o Hran passou a atender apenas pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Além disso, são aceitas pessoas com queimaduras na unidade, que é referência nesse tipo de tratamento.

De acordo com a SES, outros leitos de UTI estão distribuídos no Hospital Universitário de Brasília (HUB), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no Hospital de Base, Hospital da Criança de Brasília e Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Núcleo Bandeirante.

O Hospital Regional de Santa Maria concentra 40 UTIs para Covid-19. Destas, 11 estão ocupadas, de acordo com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que gerencia a unidade.

Ainda conforme o Iges-DF, o Hospital de Base reservou 15 leitos para infectados pelo coronavírus e todos estão disponíveis.

O G1 questionou o GDF sobre a quantidade de leitos disponíveis nos demais hospitais, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.