Como acelerar o metabolismo e emagrecer?

ESPECIALISTA

Como acelerar o metabolismo e emagrecer?

Por Clarice Gulyas

Mesmo praticando exercícios físicos, algumas pessoas têm dificuldade para emagrecer, apelando muitas vezes para a desculpa do “metabolismo lento”, quando há baixa atividade de processamento e armazenamento de alimentos no organismo. Para burlar a genética e tornar a prática de exercícios físicos mais eficaz, nutricionista dá dicas de alimentação para acelerar o metabolismo e reduzir medidas. 

A nutricionista da Fit Park Academia, Nathália Sales, explica que “metabolismo é a quantidade de calorias gastas para realizar as funções básicas do corpo, como respirar e se manter vivo. Há um fator genético por trás disso, porém a boa notícia é que a maior parte dele pode ser modificada”. Ter um metabolismo lento, segundo Nathália, significa não estar acostumado com grandes esforços e atividades, exercendo basicamente as funções primárias do corpo, com exceção de patologias como o hipotireoidismo (deficiência de hormônios produzidos pela glândula tireoide).

“As mudanças de hábitos de vida são fundamentais para acelerar o metabolismo. O ganho de massa muscular faz com que o corpo gaste mais calorias no chamado metabolismo basal (aquele que gasta calorias para realizar as funções básicas).  E a alimentação entra como papel fundamental nisso, tanto para o ganho de massa muscular, como para o consumo de alimentos chamados termogênicos (que aceleram o metabolismo).”, afirma.

Segundo Nathália, alimentos como pimenta, gengibre, canela e água gelada (que obriga o corpo a deixá-la na temperatura correta para a digestão) são exemplos que auxiliam no aumento do metabolismo. Ela também destaca que as fibras gastam mais calorias para passarem no trato digestório, enquanto o chá verde e o café possuem a cafeína, que acelera os batimentos cardíacos. 

“Os vilões são alimentos ricos em gorduras, pois irão ser consumidos primeiro ao invés de deixar para as ‘gordurinhas’ que já estão lá; e alimentos industrializados, pois possuem muitos conservantes que atrapalham o metabolismo, tornando-o lento.”, adverte a nutricionista.

Além disto, comer o alimento certo na hora certa proporciona o bom funcionamento do metabolismo, deixando-o sempre ativo, já que digerir, absorver e metabolizar os alimentos faz o corpo gastar energia. O ideal é comer de três em três horas e tomar muita água para que organismo possa realizar suas funções. 
Feed