Brasil é o segundo colocado no ranking domercado fitness mundial

Brasil é o segundo colocado no ranking domercado fitness mundial
A busca por melhorqualidade de vida impulsiona o mercado de academias,
que movimentaanualmente só em congressos, mais de R$ 44 milhões
Por: Gulyas Comunicação
Foto: Fit Park Academia
Os brasileiros ocupam pela terceira vez consecutiva, o segundo lugar no pódio em número de academias deginástica, atrás apenas dos EUA, que possui quase 30 mil estabelecimentos. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias, nosso país conta com mais de 22.400 empresas atuando no setor. Só no primeiro semestre desse ano, o número de alunos matriculados ultrapassa a marca de 6,7 milhões. O recordista, EUA, tem mais de 50 milhões de frequentadores.
Basicamente são três os motivos que levam um cliente a procurar as academias: saúde, beleza ediversão. Razões que aquecem também setores como estética, entretenimento esaúde. Esse trio aumentou consideravelmente o número de academias no DF, aproximadamente700.
De acordo com os empresários, apresentar um diferencial tem mostrando que o país tem potencial para desenvolver suas marcas e consolidá-las. Há espaço para todos, independente da academia ou de sualocalização. Por isso, os empreendedores do setor têm se esforçado e vencido com criatividade as dificuldades.
“O que as pessoas buscam é saúde e saúde é imprescindível”, ressalta Ângela Andrade, gerente da academia Fit Park, localizada em frente ao Parque Olhos D’Água, na Asa Norte. Paraela, as academias cresceram de um modo saudável: “Hoje a gente observa que os  frequentadores não são somente de pessoas comcorpos perfeitos, sarados, mas pessoas comuns, de todas as idades e tipos físicos, que buscam principalmente o bem-estar”.
Outro fator que tem alavancado a prática de atividade fisica nas salas de ginástica é o conceito wellness,que é pensar primeiramente no exercício ou atividade como agente de saúde e equilíbrio, capaz de gerar mais disposição e, consequentemente, melhor qualidade de vida.
Segundo Carlos Fernandes, professor de educação física há 10 anos, a qualificação do profissional também tem contribuído muito para a fidelização dos alunos, que em 2012, já passamde 6,7milhões. “Esses profissionais trazem novidades para o setor e a cada dia têm se especializado mais, apostam em novos programas e equipamentos, e estão atentos às tendências do segmento, que está em constante mudança”, avalia.
“A concorrência nosetor, com empresas oferendo mensalidades ao alcance de praticamente toda a população, a importância da atividade na saúde, a indicação médica comoprevenção das doenças, além da valorização que os empregadores dão ao funcionário que pratica alguma atividade física, também refletem nesse aumento, pois estes têm maior produtividade”, disse o professor.
Competitividade e posicionamento
Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias (ACAD), dá a dica de como semanter no mercado: “O importante é apresentar soluções que contribuam significativamente para o desenvolvimento dos negócios e driblem diferentes problemas do cotidiano, investindo sempre na satisfação do cliente”.
Outra dica é apresentar novas tecnologias, modalidades e atividades que agradem ao público etragam benefícios à saúde da população que busca cada vez mais envelhecer comsaúde. “A geração de hoje reconhece a atividade física como necessidade vitalpara o nosso organismo. Além de trazer benefícios ao corpo, os exercícios sãofonte de prazer e diversão. Um hábito que vai se adquirindo aos poucos eresulta em boa saúde física e mental, fazendo com que a academia seja vista como um serviço essencial à comunidade”, frisou Kleber.
Oferecer em um mesmo espaço soluções criativas e simples, que favorecem não só o indivíduo, mas a família inteira é o que move muitos empresários. Essa é mais uma realidade no mercado de fitness e wellness, como explica Ângela: “Temos um centro completode bem-estar, são massagens, sauna, atividades esportivas e de condicionamento. Apresentar diversas modalidades em um espaço e perto de casa é o que chamamos ‘academia de vizinhança’, que, além de otimizar o tempo, desestressa, já que não é preciso enfrentar o trânsito, cada dia mais caótico”, destaca a gerenteda Fit Park, que também oferece como diferencial aulas ao ar livre, no ParqueOlhos D’Água.
Tendências do mercado
Acontecerá em São Paulo, dos dias 30 de agosto a 1º de setembro a 13ª Latin American Conferenceand Trade Show (IHRSA), maior encontro de negócios em fitness e bem-estar da América Latina e o 3º maior do mundo. Esta é a oportunidade ideal para que osempresários fiquem em dia com as novidades internacionais.
Com o segmento emplena expansão, são esperados mais de 25 mil visitantes no evento. Os expositores, fabricantes de produtos relacionados à fitness e saúde, clubes,hotéis, empresários, investidores, donos de academias, spas e afins, participarão oferecendo ao público palestras sobre estratégias de marketing, coordenaçãode equipes, gestão de negócios, entre outros assuntos relacionados.
Assessoriade imprensa
(Fit Park Academia)
Luciana Vasconcelos (61) 9217 2770 / 8428 0719
Clarice Gulyas (61) 8177 3832
Feed