Troca de comandante geral no Corpo de Bombeiros do DF
Em 29 de maio de 2025 – Redação
O governador Ibaneis Rocha (MDB) trocou o comando do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). O então ocupante do cargo, coronel Leonardo Duarte Raslan, foi exonerado, e o coronel Moisés Alves Bacelar assumi o cargo.
As mudanças foram publicadas na edição de hoje (29/05) do Diário Oficial do DF (DODF). De acordo com a publicação, Raslan foi exonerado a pedido.
O novo comandante dos bombeiros era Chefe do Departamento de Recursos Humanos, função que agora será exercida por Raslan.
O novo Comandante-Geral é casado e pai de dois filhos. Cel. A. Barcelos ingressou na corporação em 06 de março de 1995 e é graduado em Engenharia de Incêndio e Pânico e especializado em Administração Corporativa, além de pós graduado em mecânica dos solos e geotécnica.
Ao longo de sua carreira, o comandante destacou-se em combates a incêndios florestais em diversos estados do Brasil e realizou cursos nos Estados Unidos.
Sua jornada inclui o Comando do Centro de Comunicação Social do CBMDF, o Comando do Grupamento de Proteção Civil e atuação como piloto de aeronaves de asas rotativas do Grupamento de Aviação Operacional do CBMDF. O novo comandante passou por um acidente no passado que foi a queda da aeronave (helicóptero) do Corpo de Bombeiros do DF na cidade de Vicente Pires, na época ele teria dito: “Na profissão de bombeiros passamos por muitos riscos, mas nunca passei por nada tão próximo da morte”. o militar contou que os 13 anos de experiência como piloto de resgate deram base para as primeiras reações após a chegada ao solo, os chamados “procedimentos de escape”, que fazem parte do treinamento aéreo.
Confira abaixo as publicações:
EXONERAR, a pedido, o CEL QOBM/Comb. LEONARDO DUARTE RASLAN, matrícula 1400127, do Cargo de Natureza Política, Símbolo CNP-03, SIGRH 21200001, de Comandante-Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
EXONERAR, por estar sendo nomeado para outro cargo, o CEL MSB QOBM/Comb. MOISES ALVES BARCELOS, matrícula 1400059, do Cargo Público de Natureza Especial, Símbolo CPE-02, SIGRH 21200021, de Chefe, do Departamento de Recursos Humanos, do Subcomando-Geral, do Comando-Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
NOMEAR o CEL MSB QOBM/Comb. MOISES ALVES BARCELOS, matrícula 1400059, para exercer o Cargo de Natureza Política, Símbolo CNP-03, SIGRH 21200001, de Comandante-Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
NOMEAR o CEL QOBM/Comb. LEONARDO DUARTE RASLAN, matrícula 1400127, para exercer o Cargo Público de Natureza Especial, Símbolo CPE-02, SIGRH 21200021, de Chefe, do Departamento de Recursos Humanos, do Subcomando-Geral, do Comando-Geral, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
