Taguatinga, será se vocês sabem quem foram os mais votados à deputado distrital em 2018

O Blog do Candango, estará publicando diariamente cada uma das regiões do Distrito Federal e listando os 10 candidatos mais votados para deputado distrital. Você morador saberá quem pode ser cobrado e quem mesmo não eleito teve as melhores votações na sua zona eleitoral

Em 03 de junho de 2022 – Redação – Por Luciano Lucas

Por volta de 1749, nas proximidades do Córrego Cortado, surgiu um pequeno povoado, formado por bandeirantes e tropeiros que buscavam estabelecer sesmarias na Capitania de Goiás, este foi o primeiro pouso do homem branco nas futuras terras da cidade de Taguatinga. A consolidação da cidade se deu bem mais tarde, quase dois séculos após esse período, gerada principalmente pelo grande contingente populacional atraído pela construção de Brasília.

Para conter as invasões constantes em terras próximas da capital, foi criada a cidade de Taguatinga, em 5 de junho de 1958, em terras que anteriormente pertenciam à Fazenda Taguatinga. Inicialmente, a cidade se chamava “Vila Sarah Kubitschek” mas, depois, seu nome foi alterado para “Santa Cruz de Taguatinga”, permanecendo apenas Taguatinga. Não raro, é chamada pelos habitantes locais simplesmente de “Taguá”.

Em um primeiro momento “ta’wa” foi traduzido como “ave“, e “ta’wa’tinga” significaria “ave branca“. O Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) tem este nome por este motivo, e também por este motivo uma ave faz parte da Bandeira de Taguatinga, que é dividida nas áreas de Taguatinga Norte, Taguatinga Sul e Taguatinga Centro, sendo formada por setores de quadras residenciais, comerciais e industriais.

Em 2018, foram as urnas nas Zonas Eleitorais de números 03 e 19, o total de 118.690 eleitores, que distribuiram seus votos, e os 10 candidatos abaixo foram os mais votados da cidade de Taguatinga à deputado distrital.

O campeão foi o Professor Reginaldo Veras, há época no PDT, com 4.939 votos na cidade, ele que foi eleito e hoje é um dos nossos representantes na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Veras é cearense de Crateús e no DF sua família se instalou na cidade de Ceilândia, região onde viveu por 32 anos. Sua formação foi integralmente na rede pública de ensino do Distrito Federal e na Universidade de Brasília (UnB) se formou em Geografia. Foram 23 anos ministrando aulas nas escolas públicas de Ceilândia, região em que construiu um grande vínculo pessoal e profissional, bem como dando aulas em cursinhos.

Professor Reginaldo Veras – Foto Internet

Na segunda colocação, ficou o Delegado e também deputado distrital Fernando Fernandes – PROS, com 3.249 votos, nascido em 1969, na Ceilândia, Fernando começou a trabalhar ainda na adolescência em diversas funções como vendedor ambulante, lavador de carros, cobrador de ônibus e feirante, tendo passado em um concurso público para escrivão e depois para delegado. Dentro da instituição atuou no Posto Policial do Touring, 26ª DP, Delegacia da Criança e do Adolescente II , 30ª DP e todas as delegacias de Taguatinga e Ceilândia, também atuando como conselheiro tutelar e administrador regional da Ceilândia.

Delegado Fernando Fernandes – Foto Internet

O terceiro colocado foi Valério da Banda Maranatha, músico, toca na banda que leva seu nome eleitoral, casado, católico e missionário, obteve em Taguatinga o total de 2.988 votos.

Valério Banda Maranatha – Foto Internet

4º – Delmasso – PRB – 2.006 votos;

5º – Guarda Janio – PROS – 1.909 votos;

6º – Martins Machado – PRB – 1.863 votos;

7º – Sandra Faraj – PR – 1.611 votos;

8º – Chico Vigilante – PT – 1.573 votos;

9º – Professor Ivan Moraes – DC – 1.485 votos; e

10º – Professor Francelino – PV – 1.473 votos.