Sucuri é vista por criança dentro de piscina no Rio Quente Resort; vídeo

Em 07 de Setembro de 2020 – Redação com Informaçoes Globo e Youtube

Menino de 8 anos estava nadando, quando se deparou com a cobra ao seu lado. Para a mãe, situação foi ‘traumática’. Direção do parque informou que serpente estava em uma nascente onde acesso aos hóspedes é restrito.

O garoto Heitor Alves do Carmo, de 8 anos, levou um susto ao perceber que havia uma cobra sucuri ao lado dele dentro de uma piscina no Rio Quente Resort, maior complexo de águas termais da América do Sul, localizado a 30 km de Caldas Novas. Um vídeo feito minutos depois do susto mostra a cobra nadando em uma das piscinas naturais do parque (veja acima).

A mãe do menino, Dayse Alves de Souza, relatou que o filho estava nadando quando viu a cobra, na tarde de sábado (5), no Parque das Fontes, que fica dentro do complexo.

“Ele chegou na parte onde sai uma água quentinha. Quando ele sentou, a sucuri estava do lado dele. Ele assustou demais e saiu ‘correndo”, disse.

Em nota, a assessoria do resort justificou que o parque fica em meio à natureza e informou que a sucuri estava em uma das nascentes do Parque das Fontes, onde “não é permitida a entrada de hóspedes”.

Disse ainda que, assim que a equipe do resort teve ciência, “a piscina foi evacuada para tentar fazer a captura da cobra e a soltura em outra área da natureza”. No entanto, segundo o resort, a cobra estava em uma área restrita e acabou voltando para a mata.

Momento em que cobra sai de dentro de grade de piscina e assusta criança, no Rio Quente — Foto: Dayse Souza/Arquivo pessoal
Momento em que cobra sai de dentro de grade de piscina e assusta criança, no Rio Quente — Foto: Dayse Souza/Arquivo pessoal

Ao G1, Dayse disse que ninguém da pousada entrou em contato com ela para prestar algum tipo de apoio ou fornecer explicações sobre o ocorrido. Ela disse ainda que o filho não estava em área restrita e sim na piscina do parque, onde, segundo Dayse, não há placa de restrição.

Segundo Dayse, ela e a família vão ao parque com frequência e que essa foi a primeira vez que passou por uma situação desse tipo. Para ela, o filho recebeu um “livramento de Deus”.

“Foi um grande livramento. Se essa cobra tivesse enrolado nele, e asfixiado, por mais que ele saiba nadar, bem perigoso. Situação bem traumática”, comentou.

O biólogo Edson Abrão explicou ao G1 que a cobra é uma sucuri amarela, também chamada de anaconda, mas não é peçonhenta. Segundo Abrão, é um animal semiaquático, que não respira dentro da água, mas tem uma musculatura muito boa para nadar, aproveitando para se alimentar dentro da água.

Apesar de não ser peçonhenta, o biólogo explica que a serpente pode atacar para se defender.

“Não acredito que ele tenha corrido algum risco. Existem no Brasil alguns casos de ataques, mas bem raros. O ser humano não faz parte da dieta dela. Pelo vídeo, ela estava nadando bem tranquila”, explicou.

Apesar de Heitor não ter sido ferido, para a mãe ficou um trauma.

“Pela idade ele não entende muito o risco que teve, assustou na hora, mas depois levou aquilo como uma aventura. Para mim, um trauma, um livramento de Deus que ele teve”, afirmou Dayse.

Dayse Souza/Arquivo pessoal  — Foto: Arquivo Pessoal Dayse Souza

Dayse Souza/Arquivo pessoal — Foto: Arquivo Pessoal Dayse Souza

Heitor, de 8 anos, se assustou ao ver sucuri dentro de piscina no Rio Quente Resort — Foto: Dayse Souza/Arquivo pessoal

Heitor, de 8 anos, se assustou ao ver sucuri dentro de piscina no Rio Quente Resort — Foto: Dayse Souza/Arquivo pessoal

Nota do Rio Quente Resort

“Neste sábado, dia 05 de setembro, o Rio Quente, localizado em uma área de mais de 1.000.000 m² em meio à natureza exuberante do cerrado brasileiro na cidade de Rio Quente (GO), foi surpreendido com a presença de uma cobra sucuri que estava em uma das nascentes do Parque das Fontes, que é separada por uma grade da piscina. Nessa nascente não é permitida a entrada de hóspedes

No mesmo momento em que a equipe do resort teve ciência, a piscina foi evacuada para tentar fazer a captura da cobra e a soltura em outra área da natureza. Apesar do susto e apreensão normal de todos, a cobra estava em uma área restrita e acabou voltando para a mata.

O Rio Quente reforça que preza pela segurança dos seus hóspedes e também pela preservação do ecossistema local, fazendo vistorias permanentes e mantendo equipe treinada para lidar com situações como estas”.

Confira o vídeo da Sucuri abaixo: