Sinpol-DF solicitou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estabeleça um protocolo de ações a serem seguidas em ocorrências envolvendo policiais civis e militares.

Fonte: Site Sinpol

Sinpol

Nesta terça, 12, a diretoria do Sinpol-DF se reuniu com o secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, para tratar de diversos assuntos de interesse da categoria.

Na mesma reunião, o Sinpol-DF solicitou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estabeleça um protocolo de ações a serem seguidas em ocorrências envolvendo policiais civis e militares. A medida seria uma resposta ao crescente acirramento dos ânimos em situações que envolvem servidores das duas corporações.

O sindicato sugere, por exemplo, que nos casos que envolvam um policial civil, a equipe da Polícia Militar que primeiro chegar ao local da ocorrência comunique imediatamente o fato à mesa de operações da PCDF no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). A central deve, então, informar à delegacia circunscricional da área para que os policiais civis da unidade acompanhem a ocorrência desde o início.

Os diretores avaliam que, com a adoção de medidas desse tipo, poderão ser minimizados ou até evitados problemas como ocorreram no último sábado, 9, quando, policiais militares, de forma ilegal, prenderam um policial civil aposentado que tinha salvo duas pessoas do ataque de um cão.

Anderson Torres recebeu em mãos um ofício do sindicato com essa reivindicação e se mostrou receptivo à ideia. Ele afirmou, ainda, que discutirá o assunto com as corporações a fim de identificar a possibilidade de adoção do protocolo.

veja Ofício