Rede Globo erra em divulgar que a PMDF tem mais chefes que chefiados

Em 16 de julho de 2021 – Redação

Em matéria divulgada na data de hoje (16), durante transmissão de seu telejornal local DF1, a Rede Globo de Televisão, transmitiu uma matéria sobre armas de fogo no DF, onde garante que houve registros de um aumento de 562%, ou seja, o maior aumento percentual do país, trazendo também um raio-x das polícias e garante que a PMDF é a mais bem paga do pais na média e que também existem mais chefes que chefiados.

Foto Internet

Veja abaixo a matéria do DF1 – Globo, a partir do minuto 26,05:

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/videos-df1/

Primeiro, traz que a média de um salário de um Cabo PMDF, colocando-a num patamar superior do que é recebido pelo policial, a matéria garante que o raio-x, mostra esse valor em R$ 9.610,00, quando na verdade o salário bruto não chega em média aos R$ 8.000,00, o Blog do Candango recebeu três contracheques de Cabos, mas para preservar os mesmos não irá divulgar.

O advogado Ivan Marques – Presidente da Organização Internacional Central Arms, convidado da matéria para comentar se equivocou em várias citações tais como divulgar que aos cabos e soldados cabem exclusivamente a função operacional da PMDF, uma vez que essa função constitucional da polícia militar em seu artigo 144, da Constituição Federal garante:

 Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio…

§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

Ou seja, cabe a toda Polícia Militar, seja por qualquer dos seus componentes a função operacional.

O Estatuto da PMDF, Lei Federal nº 7.289, de 18 de dezembro de 1984, em seu artigo 37, mostra que quem é preparado para chefia, comando e direção são os Oficiais e não os Sargentos como retrata o advogado. Vide abaixo o artigo:

Art. 37. O oficial é preparado, ao longo da carreira, para o exercício do Comando, da Chefia e da Direção das Organizações Policiais-Militares.

Os Sargentos auxiliam e os Cabos e Soldados são elementos de execução, e não elementos operacionais como citado na matéria, uma vez que hoje nos mais diversos serviços da PMDF e principalmente na atividade fim (operacional) o que mais se encontra são os sargentos.

Ao Blog do Candango, falou o Cabo Carlos Victor Fernandes Vitório – Presidente da Associação CASERNA, e o policial, se mostrou indignado com a matéria e promete pedir a emissora o direito de resposta, acompanhe abaixo o que disse ele:

“O direito à promoção do servidor público é constitucional e abrange o servidor militar.

Em outros órgãos da segurança pública, servidores atingem o topo da carreira em no máximo 20 anos, independentemente de vagas, e nem por isso deixam de ser organizados e eficientes.

Desinforma o “especialista” que diz haver desorganização na estrutura funcional da PMDF por ter em seu quadro de praças um número elevado de sargentos. A PMDF tem sido recordista em apreensões, prisões, além da queda do número de homicídios e outros crimes violentos.

Como haver desorganização em um órgão que cumpre com maestria sua função constitucional? Falácia argumentativa do “especialista”.

Esses são os mesmos que nos exigem direitos humanos, mas quando é a nós, são os primeiros a negarem.

Quando ao salário do cabo ser 9600 reais, a CASERNA pedirá direito de resposta para esclarecer o valor real, caso a emissora não o faça.”