Os desafios da nova secretaria

Em entrevista ao JBr, novo secretário destaca importância simbólica da criação da nova pasta
Publicado 3 horas atrás em 29/08/2019

ucas valença
lucas.valenca@grupojbr.bom

A criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência deve começar as atividades na próxima semana com a nomeação do deputado distrital, Iolando Almeida (PSC), no comando da pasta.

O futuro gestor, no entanto, contará com uma estrutura pequena e que deve dificultar políticas públicas à minoria social a que a nova pasta se destina.
Apesar das dificuldades, o parlamentar ressalta o avanço promovido pelo DF.

Ele defendeu o fator simbólico da criação da pasta. Um pequeno cronograma de ações já vem sendo pensado, ressaltou o parlamentar. 
Há a previsão de que o governador Ibaneis Rocha publique a estrutura da secretaria hoje para, provavelmente na próxima semana, o distrital tomar posse na nova função.

O futuro secretário deve procurar organizar as políticas internas da secretaria por metodologias práticas. 
Ele contou ao Jornal de Brasília que já começou a fazer um rascunho com relação à divisão das pautas que serão divididos por “eixos”.

“Teremos o eixo de educação, da cultura, da acessibilidade, da saúde, do transporte, entre outros. Eu já estava planilhando isso, para que possamos colocar em pauta já na primeira reunião pós-secretaria”, afirmou. Para o distrital, o objetivo principal da nova pasta será assegurar o direito das pessoas com deficiência.

Estrutura reduzida

A estrutura prevista para a secretaria, no entanto, é mínima e deve se limitar a 14 cargos. Segundo o deputado, é um “menino que ainda deve crescer”.

“Acho que a secretaria ainda está sem perna, sem braço, sem mão. Está totalmente deficiente, se adequou ao tema da sigla. Contudo, ela já tem um significado importante, é um embrião. Vai gerar um fruto muito legal para o Distrito Federal e para o país”, ponderou.

Segundo ele, mesmo com um número reduzido de servidores à disposição, cada posto será ocupado por gente qualificada, com vontade e que “fará a diferença”.

Iolando negou rumores de que haja pressãopolítica, de deputados e do governo, para indicar pessoas para a nova secretaria.

Saiba Mais:

Há informações de pressões políticas para a indicação de pessoas para a nova Secretaria de Pessoa com Deficiência.

Iolando nega a pressão. “Para mim, até o presente momento, não houve esse tipo de pedido. Acho que eles veem que a estrutura é tão pequena que ficam com dó e não me exigem nada”, disse. “Ali, a gente quer ver pessoas cuidando de pessoas”, considerou.

A distribuição e a escolha de pessoal, no entanto, ainda será feita. Porém, já há, mais ou menos, uma equipe “alinhada” para assumir, mesmo que os postos ainda não estejam definidos. “A equipe será formada por pessoas ligadas à causa”, enfatizou.