O Xadrez de Putin

Em 25 de fevereiro de 2022 – Redação

GILBSON ALENCAR – Jornalista, Presidente do Sindescritores/DF, Dr. hc em Comunicação Social, escritor imortal da ALB/DF e colunista do Blog do Candango

Desde 1999, com a renúncia de Boris Iéltsin, Vladimir Putin controla a Rússia. Já são quase 23 anos no poder.
Estrategista, o ditador russo aguardou friamente o enfraquecimento das lideranças ocidentais para sua maior jogada: dominar o território ucraniano.
Biden, o novo presidente dos EUA, fala que vai atacar Putin com sanções econômicas. Isso é de uma inocência discursiva que beira o idiotismo. Por quê? Porque tentar tornar a vida do cidadão russo penosa não vai gerar um levante interno contra o governo Putin. Isso já foi feito, por exemplo, em Cuba, e o regime do finado Fidel Castro continua na vida e no cotidiano da maior ilha do Caribe, sem revoluções populares.
A Rússia é uma potência na geração de energia. A Alemanha, a França e a Itália, entre outros países europeus, dependem do gás russo para esquentar suas residências. Putin sabe que a Europa não pode abrir mão desse recurso natural, ou seja, dinheiro não faltará.
Volto a perguntar: como as sanções econômicas prometidas por Biden contra Putin vão impedir o massacre na Ucrânia?
Como exímio enxadrista, o presidente Russo sabe muito bem que colocou o ocidente em xeque. Só Biden e a OTAN podem impedir que seja “mate”.

Por Gilbson Alencar
Jornalista e escritor