Guarda Jânio tentará vaga na Câmara Federal

Em 15 de abril de 2022 – Redação

No dia de ontem (14), o Blog do Candango, teve uma tarde com o ex deputado distrital e agora pré candidato à deputado federal pelo MDB/DF, Jânio Faria Marques, simplesmente conhecido como Guarda Jânio, primeiramente você logo se surpreende com a simplicidade e carisma do Jânio e vamos abaixo fazer uma analise do que este editor achou e do que foi conversado. Vale a pena a leitura.

Jânio é casado, pai de quatro filhos e avô de oito netos, morador de Ceilândia a cidade mais popular do Distrito Federal desde 1971, Policial Militar da Reserva Remunerada, chegou na hora marcada ao encontro, coisa não muito peculiar dos políticos, segundo eles mesmo devido as intensas reuniões que participam, muito simples como logo se nota, conversamos por mais de duas horas sobre vários assuntos entre eles segurança pública, mandato de deputado distrital, Ceilândia, pré candidatura à federal, metas, desejos, família, entre tantos outros.

Foto Internet

GUARDA JÂNIO

Jânio passou 30 anos na Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, foi para a Reserva Remunerada como Sargento, disse ao Blog do Candango, que o nome Guarda se deu devido ao seu trabalho a frente do trânsito da PMDF, principalmente no centro de Taguatinga – cidade satélite do Distrito Federal, o qual tentava educar os pedestres com seriedade e um trabalho menos burocrático, levando o humor e a paz as pessoas, muitas vezes tirando o que ele chamou de ranço e pavor que a sociedade por vezes tem dos policiais, e que era interessante quando distribuía rosas ao invés de multas. Como seu nome de guerra (denominação usada para os nomes dos policiais) era Jânio e por ser policial do trânsito ficou caracterizado de Guarda Jânio, nome carinhosamente que adotou e se orgulha ate hoje.

ELEIÇÕES ANTERIORES

Guarda Jânio tentou chegar à Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, por três vezes, em 2010 pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB, obteve 13.735 votos, sendo o 19º candidato mais bem votado, não assumindo devido as regras eleitorais, mesmo ficando a frente de 8 deputados eleitos. Em 2014 agora pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – PRTB, Jânio obteve 14.939 votos, obtendo a 14ª posição nos mais votados, novamente devido as regras eleitorais ficou como suplente com votação a frente de 11 deputados eleitos.

Em 2018, Jânio optou por concorrer pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS, onde obteve 10.524 votos, ficando na suplência, porém dessa vez devido ao titular do mandato tendo optado por ir ser Administrador Regional o Guarda assumiu o mandato por nove meses.

MANDATO DE DEPUTADO DISTRITAL

Jânio assumiu o mandato de deputado distrital por 9 meses, segundo ele mesmo um período de um parto humano, falou das dificuldades que é ser suplente e assumir, uma vez que não tem o poder de destinação das emendas parlamentares, da escalação do seu time do gabinete, do poder de voto em temas polêmicos, do fogo “amigo” das redes sociais e da ameaça eminente todos os dias da volta ao cargo do titular.

Jânio passou durante o mandato por um problema sério de saúde, foi acometido do vírus Covid-19, sua recuperação foi dramática e dolorosa o que segundo ele próprio serviu para rever muito dos seus conceitos e saber e renovar a real importância de Deus e de sua família, bem como de tantos amigos que desejaram sua melhora e que o carinho e mensagens que recebeu serviu de aprimoramento de vida para sua pessoa.

Durante seu mandato Jânio tentou unir os deputados ligados a segurança pública, tentado por diversas vezes participar junto deles dos diversos temas que são de suma importância, porém em quase todas delas se sentiu desprestigiado e sendo colocado para escanteio, mesmo assinado tudo solicitado por eles e pelas diversas associações que o procuraram em prol da segurança e dos profissionais, não se furtando de cobrar do governo mesmo na suplência. Sente que não obteve grandes vitórias devido principalmente a briga velada dos representantes da segurança pública, porém sua maior decepção é de como são tratados os ‘VETERANOS” das forças que deram seus anos de trabalho e não são reconhecidos.

Foto Internet

Durante seu mandato, Jânio fez diversas indicações ao Governo do Distrito Federal, entre elas ele destaca a construção de área geriátrica nos hospitais públicos e a retomada do hospital geriátrico localizado no Núcleo Bandeirante, se hoje temos hospital da criança, do coração, de animais, porque não dos idosos que muito deram em prol da nossa sociedade. Destaca também 7 Projetos de Leis aprovados e entre eles a lei 7.062/2022, que dispõe sobre o direito de toda mulher a ter acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados de saúde do Distrito Federal.

PORQUE PRÉ CANDIDATO À FEDERAL E NÃO DISTRITAL

Jânio disse que tentou chegar à Câmara Distrital e assim Deus o abençoou mesmo por um parto, como ele denomina esses nove meses de deputado distrital, porém agora acha que precisa a segurança pública do Distrito Federal de um amadurecimento político como já demonstrou na eleição do Presidente Bolsonaro, podendo se unir para eleger pelo menos 4 deputados distritais e 2 deputados federais, assim se eles eleitos souberem assumir que precisam de assessorias técnicas e profissional juntos tendem a alavancar as instituições como nunca aconteceu, sem vaidades, sem brigas internas, com melhorias significativas aos que ainda estão no dia a dia no combate as mazelas da criminalidade, seja aos que já deram seu sangue e hoje se encontram aposentados e na reserva, por isso agora é pré candidato à deputado federal.

Jânio disse ao Blog do Candango, que a não é contra que a Polícia Civil tenha melhorias em suas carreiras, em seus salários e sua vida policial, porém garantias e valorização que a coirmã tem precisa com muita urgência ser estendido aos policiais e bombeiros militares, tais como equiparação nos auxílios uniformes, plano de saúde decente, chegada ao topo da carreira no mesmo tempo (13 anos), equiparação aos salários dos praças aos agentes e escrivães e dos oficiais aos de delegados em inicio, meio e final de carreira. Jânio participou ativamente de todas as manifestações da categoria, tendo sido perseguido por tais atos, porém não se arrepende de nenhuma delas, sua vontade demonstrada a este redator é de unir somando aos representantes.

Foto CLDF

DIVERSOS CANDIDATOS DAS FORÇAS POLICIAIS

Jânio disse que essa demanda de possíveis candidatos não o preocupa, é importante que cada dia mais surjam novas lideranças políticas que tenham o objetivo final de lutar pelas categorias, claro não esquecendo que se eleitos devem saber que representam todo o DF, fato este que não deve ser colocados como de desculpas por não lutar pela segurança e seus profissionais, deixa bem claro que as categorias deviam sim, focar em eleger os “seus” e não despejar votos em quem não se alinham as nossas demandas. Disse que acompanha alguns grupos de policiais e vê em nomes como o do cabo Vitório da Caserna uma liderança presente e futura, que muito o orgulha de hoje termos nos quadros das corporações profissionais imbuídos e inteligentes o que engradece e coloca as corporações em um patamar de ótimo a extraordinário quanto ao nível de profissional pessoal, faltando a valorização profissional corporativa. Lembrando que chegamos até aqui devido aos veteranos que lutaram muito pelos ganhos que hoje temos.

Jânio pediu atenção para que a sociedade ligada a segurança pública, atentem aos candidatos que tenham realmente chances de serem eleitos tanto à deputado distrital como federal, destaca os antigos que crescem a cada eleição como os policiais militares Jabá, Geraldo Alves e Eliomar e os bombeiros militares Serginho Damaceno e Allan Valim. Os policiais militares que tentaram a primeira vez em 2018 e obtiveram uma boa votação como Bonina (Véi da 12) e Ricardo Tobé e os bombeiros Klesley Garcia, Renilson e Will Godoy. Bem como os que irão tentar a primeira vez e tem um bom trabalho como policial na tropa, exemplo do Maurício Pardal e outros. Falamos também dos deputados distritais que detêm mandato como Hermeto (PM) e Roosevelt Vilela (Bombeiro) e Jânio disse que se as tropas se sentirem representados por eles, devem repetir seus votos dando a eles mais um mandato, caso contrário escolher entre outros das tropas e seus possíveis adversários à federal que já tiveram chances que vejam o que fizeram durante o tempo que nos representaram e tirem suas conclusões.

Bem, o Blog do Candango, se coloca a disposição dos demais pré candidatos para que possamos bater um papo sobre política, segurança e demais assuntos e agradece ao Guarda Jânio a sua disposição e o ótimo bate papo novamente. Qualquer dos pretensos é só ligar (61 98426-5707), que dividimos a conta do café.