Gritos ecoaram: Pois bem, o DF tem sim a Praça Marielle Franco

E, 24 de março de 2021 – 09h12 – Redação

Foto Internet

Publicado hoje (24/03) no Diário Oficial do Distrito Federal, a Lei nº 6.760, de 22 de Dezembro de 2020, de autoria do Projeto o deputado distrital Fábio Felix – PSOL/DF, que denomina “Praça Marielle Franco” o logradouro público localizado em frente à estação de metrô Galeria dos Estados.

No Projeto de Lei, o deputado Fábio Félix, justificou que, Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, mulher negra, LGBT e cria da favela da Maré, como se apresentava era mãe e socióloga, era vereadora no Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, tendo sido brutalmente assassinada, juntamente com Anderson, seu motorista, em 14 de março de 2018, crime até hoje não solucionado pelas autoridades policiais. O Projeto segundo o autor seria para manter viva a memória e o legado de luta deixado por Marielle e para que todas as vozes não sejam silenciadas, mais sim potencializadas e empoderadas.

O tema há época, ensejou bastante polêmica uma vez que o deputado Reginaldo Sardinha, relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa, proferiu um parecer contrário onde segundo o Relatório o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, asseverou que o Projeto de Lei não apresentava argumentos sólidos que contribuíssem ou coadunassem para o interesse público. (segue abaixo documento)


Já o Parecer do deputado Reginaldo Sardinha foi favorável a criação da Praça e recebeu a aprovação de 14 deputados distritais. (segue documento abaixo)

Por fim, teremos no Distrito Federal a “Praça Marielli Franco” e fica a pergunta feita exaustivamente quando da discussão há época da votação: Onde está a “PRAÇA MARIZELLI ARMELINDA DIAS”, Bombeira Militar que veio a óbito quando combatia uma queimada em Taguatinga Norte, quando uma árvore caiu em cima de fios de alta tensão. Relembre o fato abaixo: