Feira orgânica de Planaltina volta a funcionar neste sábado
A partir deste sábado (27), das 6h às 12h, volta a funcionar a feira de orgânicos de Planaltina, localizada ao lado da administração regional. A feira terá a participação de grupo de produtores orgânicos da comunidade Jardim Morumbi. As hortaliças e frutas comercializadas são de propriedades que possuem garantia orgânica por Organização de Controle Social (OCS) e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac).
Além disso, dois produtores participantes são certificados em Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que são procedimentos que objetivam a produção de alimentos com melhor qualidade sanitária, seguros e que protegem a saúde dos consumidores e de quem os produz, incentivando a prática de uma agricultura segura e sustentável.
A Emater-DF capacita e orienta os produtores sobre os critérios que envolvem desde a organização da propriedade, aspectos ambientais, práticas conservacionistas até a colheita e classificação para venda. Com isso, a empresa reafirma o compromisso de trabalhar para garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor brasiliense com qualidade, além de proporcionar melhoria de renda e qualidade de vida ao produtor rural com respeito ao meio ambiente.
A engenheira-agrônoma da Emater-DF Gesinilde Radel Santos explica que os produtores são orientados sobre os cuidados em relação à prevenção ao Covid-19. “Temos orientado sobre todos os procedimentos que devem ser adotados nas propriedades, como a lavagem de caixas, higienização de equipamentos, até no momento da comercialização”, conta Gesinilde.
A feira orgânica de Planaltina foi criada em 2011 e é uma das pioneiras do Distrito Federal. Os consumidores que forem ao espaço neste sábado devem observar as regras de distanciamento em relação a outras pessoas e usar máscara.
Serviço
Feira Orgânica de Planaltina
Local: Ao lado da Administração Regional
Funcionamento: Aos sábados, das 6h às 12h
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.