Exposição que retrata Brasília em cores vibrantes prossegue em junho na CLDF

Foto: Fabrício Veloso/CLDF

A exposição “Brasília, um atelier ao livre”, de Otoniel Fernandes, lança olhares diversos sobre monumentos e sítios de interesse turístico e cultural

A exposição “Brasília, um atelier ao livre”, de Otoniel Fernandes, lança olhares diversos sobre monumentos e sítios de interesse turístico e cultural

As telas de Otoniel Fernandes – que retratam aspectos da Capital em suas formas arquitetônicas e naturais, com a aplicação de cores vibrantes – prosseguirão expostas na Câmara Legislativa do Distrito Federal durante o mês de junho. A prorrogação da exposição “Brasília, um atelier ao livre” é mais uma oportunidade para conhecer a obra do artista, que chegou ao DF no início dos anos 1970 e especializou-se em pintar edifícios e a paisagem brasiliense a partir de pontos de vista inusuais.

Para isso, Otoniel Fernandes costuma levar seus materiais e instalar-se sob as árvores ou até dentro de embarcações. O resultado são quadros que, embora apresentem monumentos e sítios de interesse turístico, lançam olhares diversos sobre lugares, supostamente, já bem conhecidos da cidade. Além disso, ele aplica em algumas áreas das telas camadas de tinta a óleo que conferem “materialidade” à pintura, dando-lhe uma aparência “tridimensional”.

Cearense de Fortaleza, o artista, que cursou Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade de Brasília, realizou sua primeira mostra individual, em 1982, aos 18 anos de idade.

Desde então, Otoniel Fernandes não parou de expor e, a partir de meados da década de 1990, passou a dedicar-se a exposições temáticas, com ênfase na pintura ao ar livre, que originaram mais de uma dezena de livros, entre eles, “Velho Chico Ilustrado”, sobre o rio São Francisco, e “Impressões da Serra da Capivara”.

Exposição “Brasília, um atelier ao ar livre”

Pinturas a óleo de Otoniel Fernandes

Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Visitação: até 30 de junho de 2022

Horário: 9 às 19h, segunda a sexta-feira

Classificação indicativa livre

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF