Eleições para Governador do DF – um jogo de xadrez

Em 28 de janeiro de 2022 – Redação

Os eleitores do Distrito Federal, ainda não se deram conta da corrida que vem se desenhado para a eleição que escolherá o novo governador da capital da república para o quadriênio 2023-2026. Até a presente data, tem-se desenhado que o atual governador Ibaneis Rocha, enfrentará uma gama de pretensos candidatos que querem sentar na cadeira do Palácio do Buriti.

Foto montagem Blog do Candango

Um dos que se anteciparam, lançando sua pré-candidatura foi o atual senador Izalci Lucas (PSDB/DF), o evento de lançamento contou com a presença de diversos políticos da capital e de outros Estados, agora com o caminho da federação partidária e da união PSDB e Cidadania que detém em seus quadros a senadora Leila Barros, ou Leila do Vôlei e a deputada federal Paula Belmonte, casada com o suplente de Izalci, e agora filiado ao Partido Social Cristão – PSC/DF Luís Felipe Belmonte, uma mexida nesse tabuleiro pode falar muito, ou seja, se ambas se mantiverem na legenda (Cidadania), significa que podem caminhar nas eleições desse ano com o pré-candidato Izalci, se saírem da legenda, isso pode significar que poderão apoiar um outro candidato em detrimento a Izalci. Quem ganha com a eleição de Izalci a cadeira de senador tem que pensar muito como agir.

A esquerda parece que aguarda a possível federação para definir quem será seu candidato aqui na capital, Geraldo Magela (PT/DF), é um nome sempre lembrado e pode parecer o azarão, porém com a polarização da eleição presidencial Lula/Bolsonaro, não se pode desprezar a força deles.

O deputado distrital Leandro Grass (REDE/DF), o primeiro a se declarar pré-candidato, parece que apenas se declarou para firmar sua posição e no futuro recuar para apoiar um nome mais alinhado com suas ideias e disputar um outro cargo, nas rodas de conversas políticas pode se filiar ao Partido Verde (PV). Assim também vejo o pessebista Rafael Parente (PSB/DF).

Um portal conceituado da capital, no dia de ontem (27), trouxe a informação que o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) tem em sua atual ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL/DF) o seu nome preferido para a disputa, Flávia hoje, parece caminhar mais próxima do atual governador Ibaneis Rocha (MDB/DF), e segundo um assessor, prefere disputar a cadeira para o Senado Federal.

O atual governador Ibaneis Rocha, parece observar cada passo dos aliados, adversários e tem atravessado momentos de ataque por parte da imprensa, de ex-aliados, passa por um bombardeio de informações nos grupos de redes sociais das cidades, enfrenta todos os possíveis problemas da pandemia e esses ataques parecem que a cada dia se intensificam, pois a cadeira que almejam é a sua. Um dos últimos ataques foi a ação policial e do Ministério Público em cima do evento “Brasília Iluminada” e os diversos “buracos” que assolam toda a cidade.

Deixei para falar por último do atual senador e cereja do bolo para muitos políticos, José Antônio Reguffe (PODEMOS/DF), dono de 826 576 votos na última eleição que participou, muitos partidos e candidatos proporcionais o querem na sua legenda, um assessor de Reguffe garantiu ao Blog do Candango, que o senador será sim, candidato ao Palácio do Buriti e que o partido não será o PODEMOS e sim o UNIÃO BRASIL, o que lhe garantirá um bom tempo de TV e verba do fundo eleitoral.

Logo podemos ter como candidatos à governador da capital da república em 2022: Ibaneis Rocha, Geraldo Magela, Izalci Lucas, Leandro Grass, Rafael Parente, Flávia Arruda e Antônio Reguffe. Essa eleição promete!!!!!!