CACs, agora estão com vários padrinhos. Opa!!! É ano eleitoral

Em 28 de janeiro de 2022 – Redação

Os Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas (CACs), são os novos queridinhos dos deputados distritais. O crescimento no número de interessados pela prática esportiva chamou atenção dos parlamentares que, viram nos milhares de associados dos Clubes de Tiro, um campo fértil para as eleições marcadas para o mês de outubro deste ano.

Embora seja de competência Federal, o deputado distrital Rodrigo Delmasso, disse que vai lutar para derrubar o veto ao Projeto de Lei 2131/2018, de sua autoria, que assegura o porte de armas ao grupo.

A atitude, aparentemente nobre, esbarra em um possível jogo político, tendo em vista que Rodrigo Delmasso é um exímio conhecedor do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), da Lei Orgânica do Distrito Federal e dos princípios que norteiam a constitucionalidade das propostas.

Infelizmente, jogar para plateia e propor leis inconstitucionais para atrair votos, é uma prática comum entre os legisladores.

Os problemas que afetam os CACs são reais e merecem atenção e não um jogo de cena. Louvável a atitude de sugerir uma lei para proteger os atiradores, mas essa preocupação é verdadeira ou eleitoreira?

É preciso ficar atento, pois, coincidentemente, a cada quatro anos, o deputado aparece como o protetor dos CACs. Por coincidência, o projeto foi apresentado em 2018, ano da última eleição. Vetado em 2020, dois anos atrás. E, só agora, no ano eleitoral, volta a pauta.