Dia da Ciência e Cultura: bióloga brasiliense cria jogos e livros infantis com temáticas ambientais

Dia da Ciência e Cultura:  bióloga brasiliense cria jogos e livros infantis com temáticas ambientais

Data comemorativa celebrada nesta segunda (05/11) inspira-se
no nascimento do abolicionista Rui Barbosa

Por Clarice Gulyas
Com o objetivo de estimular o conhecimento científico por meio de temas biológicos, a bióloga brasiliense Nurit Bensusan tem apostado na criação de jogos e livros infantis que deram origem à Biolúdica, empresa lançada em dezembro de 2011. Referências culturais como Franz Kafka e Pablo Neruda são alguns dos exemplos que permeiam o imaginário de crianças e adolescentes entre os 5 baralhos de cartas e 3 livros infanto-juvenis que trazem ainda personagens da mitologia grega e curiosidades sobre os seres vivos e o meio ambiente. Entre as novidades assinadas pela também doutora em Educação e mestre em Ecologia, Nurit Bensusan, está o livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais e os jogos Metamorfuts (que trata da sequência de vida dos animais) e PET, o desafio(super herois animais que combatem ameaças ambientais e tecnológicas). Os materiais, já adquiridos por diversas escolas particulares do Distrito Federal, podem ser encontrados na Livraria Cultura, no Café Ernesto (115 sul), no Café Objeto Encontrado (102 norte) ou encomendados pelo site www.bioludica.com.br
De acordo com Nurit, a ideia surgiu ao conciliar o atual trabalho de popularização da Ciência com a carência de jogos infantis no mercado. Mãe de um menino de 9 anos de idade, ela avalia que o tema ambiental ainda é pouco ou mal abordado entre o público infantil.
“A maioria dos livros ou jogos que estão no mercado hoje em dia são chatos ou falhos no sentido de fazer uma reflexão mais profunda sobre o tema ambiental. Por exemplo, as crianças têm vários livrinhos que afirmam que desperdiçar água é um problema, só que o que falta é mostrar para elas que muitas das outras coisas têm a ver com o consumo de água, às vezes, até maior, como a produção de produtos eletrônicos (com a lavagem de chips) ou desperdício de manteiga (com gasto de até 17 mil litros de água para 1 quilo do produto)”, afirma a também engenheira florestal que trabalha também com a conservação de áreas protegidas.
“A criança aprende que o desperdício está na torneira pingando e não dentro do produto que ela consome e isso faz com que tudo fique mais complicado. Ou seja, a criança não faz a ligação entre as questões ambientais e o consumo, não é levada a refletir sobre as cadeias de produção do que ela deseja e consome. E essa é uma questão que precisa ser atacada, pois só assim haverá possibilidade de mudança.”, explica Nurit.
LIVROS DA BIOLUDICA:
Em Labirintos – Parques Nacionais, a história de 12 dos principais parques nacionais brasileiros é contada de forma divertida e curiosa em uma espécie de livro-jogo que traz labirintos que estimulam uma viagem inesquecível a paisagens com territórios aquáticos e terrestres, como o Corcovado, Fernando de Noronha e a Água Mineral.  Já em Rio +20, +21, +22, +23, a obra lançada por Nurit durante a abertura da Rio + 20, alerta a importância de se preservar o meio ambiente não só para as próximas gerações, mas ter desde já uma conscientização diária que garanta essa sustentabilidade. E por falar em preservação, Quanto dura um rinoceronte? levanta questões sobre o desmatamento e a extinção dos animais em uma “resposta biológica” ao poema de Pablo Neruda que traz em seus versos a pergunta “Quanto dura um rinoceronte depois de ser enternecido?”.
JOGOS DA BIOLUDICA
Além de escrever para o público infantil, Nurit Bensusan também se dedica a criação de jogos infantis que costuma chamar de “biolúdicos”. Nas cartas de Bioquê? (charadas),Tsunami (ameaças ao ambiente marinho), Biobrazuca (conservação dos biomas), e os recém lançados Metamorfus (metamorfose dos animais) e PET, o desafio (trunfo com animais super herois), as figuras coloridas de animais junto com as ameaças naturais e humanas abordadas nos jogos (como a clonagem, a pesca predatória e a poluição), se tornam fonte de grande quantidade de informações biológicas que são absorvidas de forma natural a cada partida.




Vídeos!
Nurit Bensusan conta como se tornou escritora – Biolúdica
http://www.youtube.com/watch?v=tUXFLGCSpA8
Biolúdica lança os jogos Metamorfus e PET, o Desafio!
http://www.youtube.com/watch?v=ZYRmlr1zcA8
Nurit Bensusan fala sobre o livro-jogo Labirintos – Parques Nacionais
http://www.youtube.com/watch?v=Wrqp4j4jAJU
Jogos infantis incentivam preservação do meio ambiente
http://www.youtube.com/watch?v=-s6KLfiU920
Assessoria de imprensa da bióloga Nurit Bensusan
Clarice Gulyas (61) 8428 0719 / 8177 3832
Feed