DF usou apenas 21% do Fundo Nacional de Segurança Pública nos últimos 4 anos
Em 27 de fevereiro de 2023 – Redação com Informações Portal Metrópoles
O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi instituído por lei em 2001. Em 2018, a Lei nº 13.756 trouxe definições sobre a destinação de recursos das loterias para a segurança pública. O FNSP tem por objetivo garantir recursos para aprovar projetos, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
Para o Distrito Federal segundo matéria do Portal Metrópoles na data de hoje (27), para o Distrito Federal foram repassados um pouco mais de 110 milhões, dos quais apenas um pouco mais de 24 milhões foram executados, ou seja, 21% do que fora destinado.
O número pode parecer baixo, porém a extrema burocracia, a falta de servidores e a pandemia do Covid-19 estão entre as causas apontadas pelos estados e por especialistas para a pouca utilização do recurso.
O Portal Metrópoles informa que esse tipo de recurso financeiro visa beneficiar a segurança nos estados, com a construção de delegacias, batalhões e unidades de perícia criminal, entre outros benefícios.