DF agora tem o dia do Policial Militar Veterano

Em 19 de janeiro de 2024 – Redação

O dia 14 de novembro agora no Distrito Federal será comemorado o Dia do Policial Militar Veterano, ou seja, aquele que se encontra na reserva remunerada ou reformado. A autoria do projeto foi do deputado Roosevelt Vilela e o dia escolhido foi uma homenagem a data em que foi instalado o primeiro batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal na nossa capital.

Nas justificativas do projeto que agora virou a Lei n.º 7.412, o deputado cita que a história da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se confunde com a desse batalhão, pois nasceram juntos em 1966, apenas seis anos após a criação de Brasília e  foi um decreto publicado à época que denominou “Batalhão Pioneiro”.  A unidade se modernizou com o virar das décadas, e atua no policiamento ostensivo da comunidade do Plano Piloto. A primeira unidade da Polícia Militar do Distrito Federal se instalou em 14 de novembro de 1966, no galpão conhecido como “Forte Apache”, no Setor Policial Sul. O batalhão surgiu com policiais voluntários do 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara (RJ) que vieram para a nova capital. Enfrentaram uma viagem de 36 horas de ônibus até Brasília, e hoje são o símbolo da bravura dos nosso policiais militares veteranos.

A denominação Dia do Policial Veterano é uma forma de prestar um justo reconhecimento aos policiais militares que, após dedicarem uma significativa parte da sua vida ao serviço de policiamento ostensivo e ótimos serviços prestados à sociedade, encontram-se na reserva remunerada ou reformados. São pessoas oriundas de distintos locais do País, que se identificaram com os valores e tradições da instituição Polícia Militar do Distrito Federal e a honraram com dedicação e entusiasmo.

Destaca-se que a palavra “inativo”, até por questões culturais, não se mostra apropriada. O termo “Veterano”, por sua vez, com o significado de alguém que serviu muitos anos como militar ou exerceu durante muito tempo uma atividade, ofício ou profissão, representa adequadamente nossos militares que se encontram na reserva remunerada ou reformados.

6 comentários sobre “DF agora tem o dia do Policial Militar Veterano

  1. Parabéns para quem criou o dia dos policiais veteranos,hoje faço parte,embora ainda estou ativo como designado ,estou lotado no Batalhão Escolar,tenho hoje 36 anos de serviço prestado,gosto muito da minha profissão, gostaria que fossemos reconhecidos e gratificados por ter retornado para o serviço ativo,que as autoridades constituída reconheça nosso valor.

  2. A PMDF mudou bastante, até para acompanhar a modernização do mundo e atualização do comportamento humano. Penso que as pessoas que a fazem atualmente, estão com pensamentos modernizados e poucos mantém as atitudes patriotas de outrora. Tomara eu esteja equivocado com o que percebo, que os policiais atualmente na ativa, sejam patriotas e defendam a causa das pessoas até com o sacrifício da própria vida. Tomara que sejam valentes e não agreguem para a situação e circunstancia, mesmo sabendo que os poderes não vão reconhecer o seu valor, vão utilizar as instituições de estado para persegui-los e enfraquece-los, a ponto de ser preteridos pelos próprios marginais, na disputa pela honra! Infelizmente, este mundo está quase no fim e as pessoas tendem a desprezar tudo o que é bom, justo, honesto e humano, incluindo o próprio Deus! Serei forte e corajoso para me encontrar com o dia da injustiça, onde ter um dia no calendário para ser comemorado, não influenciará no resultado catastrófico, sabendo que o lado mais fraco da coda, é o nosso. Estou pronto! Enquanto tiver forças, vou me defender, mas se acabarem as minhas forças, fique sabido que tombei lutando…
    NA FÉ SEMPRE…

  3. Impressionante, foi preciso um deputado muito competente dos Bombeiros para criar e enaltecer o dia do Policial Militar Veterano. Os Veteranos merecem. Apesar de todos os problemas em outrora, em “outra” polícia, esta PMDF de hoje foi “pavimentada” com o nobre suor dos Veteranos de ontem. Só posso agradecer ao Deputado Roosevelt pela nobre atitude e que os Batalhões da PMDF enalteçam os seus Veteranos, principalmente o Batalhão Escolar, onde os Veteranos que por lá passaram, apenas passaram; não tiveram e não têm o devido valor. Precisamos mudar isso na PMDF. Mais uma vez, obrigado Roosevelt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *