Blitz educativa de prevenção dos incêndios florestais

A segunda Blitz Educativa de Prevenção aos Incêndios Florestais do ano de 2023 foi realizada nessa última sexta-feira (26), em frente à escola classe do INCRA 06 de Brazlândia, dando continuidade às ações de prevenção que irão ser desenvolvidas ao longo deste ano. Uma atividade conjunta de vários órgãos do GDF que orientam para a redução de focos de incêndio e de áreas queimadas no bairro, principalmente na região da Floresta Nacional de Brasília – FLONA para alertarem sobre a proibição e os perigos da queima de lixo e resto de poda, que são as principais causas de incêndio florestal no DF.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, é uma ação muito importante, principalmente por conscientizar os moradores que vivem nas proximidades das Unidades de Conservação. “A ação permite tanto mostrar o trabalho do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF SEMA) quanto educar a população no sentido de evitar atear fogo em restos de poda, lixo e em lotes vazios. A presença das crianças na Escola Classe INCRA 06 fez a diferença. Elas atuaram em conjunto com as equipes e também aprenderam a importância de se prevenir aos incêndios florestais, “elas são grandes multiplicadoras das informações para a família e amigos”, enfatizou.

Para Carolina Schubart (Coordenadora Técnica do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PPCIF SEMA), a ação intensificadora é de extrema importância para o envolvimento da população “para que seja inserida a educação ambiental desde cedo”.

O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF em parceria com o Brasília Ambiental (antigo IBRAM), Jardim Botânico de Brasília (JBB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), Marinha, Aeronáutica, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Administração de Brazlândia.

Agenda das próximas blitzes:
Maio – Parque Nacional (Lago Oeste)
Junho – Jardim Botânico
Julho – Estação Ecológica
Águas Emendadas – ESECAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *