A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA-DF) recebe representantes da sociedade civil para criação da futura Comissão de defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Ceilândia

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA-DF) recebeu em sua sede, nessa terça-feira, 9, a futura Comissão de defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) Ceilândia para debater a criação do Parque Metropolitano, a revitalização da Lagoinha, do Melchior e a estruturação do Parque do Setor O.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, “toda ação que envolva a sociedade civil é fundamental para a assertividade das ações da construção da política pública ambiental”.

“Essa parceria com a SEMA é essencial para contribuir com um ambiente saudável e sustentável para a nossa população, que não tem essa consciência ambiental. Com essa parceria podemos dar garantia de uma proteção para os recursos naturais da nossa cidade e para a biodiversidade, além de fortalecer o meio ambiente de Brasília, implicando na promoção de uma economia mais verde e na redução dos impactos negativos das atividades humanas para o meio ambiente.” afirmou Ivanete Silva dos Santos, coordenadora da Casa da Natureza no DF.

De posse desse caderno de projetos, a COMDEMA buscará apoio técnico e político junto a SEMA, visando o financiamento de projetos para implantação de florestas urbanas na RA Ceilândia e soluções para a revitalização do Rio Melchior.

O coletivo tentará também apoio junto à Administração Regional de Ceilândia para a constituição da COMDEMA, a elaboração do seu Plano de Trabalho e a estruturação de caderno de projetos.

A COMDEMA é composta por 12 membros, além do Administrador Regional. Assim, cada uma terá 07(sete) membros escolhidos pelas representações da comunidade, entidades de classe e/ou clubes de serviços locais, sendo os outros 05 (cinco) representantes da Administração Pública e de órgãos envolvidos com a execução da Política Ambiental do Distrito Federal.

Estiveram presentes no encontro:
Glauco Amorim, Subsecretário de Gestão das Águas e Resíduos Sólidos da SEMA, Hugo de Carvalho Sobrinho, Assessor Especial da Secretaria Executiva da SEMA, Leonel Graça Generoso, chefe da Assessoria de Biodiversidade e Proteção Ambiental da SEMA, Ivanete Silva dos Santos, coordenadora da Casa da Natureza no DF, Marcos Antônio de Souza, coordenador da Regional de Ensino de Ceilândia, Renato Prado, representante do IBRAM, Humberto Francisco e Marcos Antônio de Souza, representantes da SEE/DF, Larissa Brenda Cordeiro, representante da Instituição Filhos da Terra e Vilma Cavalcante, representante da MOPOCEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *