Tesourinhas Alagadas e Cofres Drenados: O Sucesso do Projeto Drenar DF

Obra que custou uma fortuna não impediu os alagamentos, mas drenou perfeitamente o dinheiro público. A natureza agradece o novo design urbano

Em 04 de dezembro de 2025 – Redação

Ah, o Projeto Drenar DF! Uma verdadeira obra-prima da engenharia moderna que nos presenteou com a absoluta certeza de que, não importa o quanto se gaste em tubos e galerias, a água da chuva no DF tem um senso de humor muito particular e prefere, sem sombra de dúvida, se encontrar nas famosas “piscinas olímpicas” das nossas tesourinhas.

É lindo de se ver o resultado de um investimento de R$ 180 milhões (só na primeira etapa da Asa Norte, a mais crítica!), que prometia ser a solução definitiva para o problema crônico dos alagamentos. Aquele tipo de obra que a gente pensa: “Pronto, agora sim, a gente pode parar de se preocupar em transformar o carro em submarino.”

A Lógica Incontestável do Alagamento 🏊

O mais cômico (e trágico) dessa situação é que, aparentemente, a única coisa que realmente “drenou” foram os cofres públicos!

  • Promessa: Duplicar a capacidade de escoamento e proteger as quadras iniciais da Asa Norte.

  • Realidade: Basta uma chuvinha mais… entusiasmada para o noticiário virar um álbum de fotos de tesourinhas transformadas em cachoeiras urbanas.

O projeto, que inclusive foi apresentado ao IPHAN (por ser na área tombada de Brasília), previa soluções como bacias de detenção e galerias subterrâneas gigantes. Mas a natureza, em sua infinita sabedoria, parece ter dito: “Adorei a ideia, mas vou levar meu próprio caminho, obrigada.”

Afinal, para que ter um sistema de drenagem de última geração se podemos ter a emoção inigualável de tentar atravessar um túnel alagado? É o nosso jeito brasiliense de manter a adrenalina no trânsito! E para aqueles que se gabam de que em algumas quadras da Asa Norte (onde a primeira etapa foi concluída) a água não invade mais as garagens (depoimentos de moradores indicam que melhorou muito em locais específicos), só podemos responder: “Que injustiça com os outros pontos da cidade que ainda não tiveram a chance de testar a eficácia dessa maravilha!”

Aguardamos ansiosamente as próximas etapas do Drenar DF. Afinal, a cada R$ 180 milhões investidos, o que esperamos? Um sistema que funcione? Não! Esperamos, com sarcasmo, mais manchetes de jornais e a confirmação de que em Brasília, a chuva manda mais que a engenharia.


Para entender a magnitude da obra (e o porquê de esperarmos tanto dela), veja o vídeo sobre o Drenar DF: A maior obra de drenagem da história do Distrito Federal.

Drenar DF: A maior obra de drenagem da história do Distrito Federal – YouTube
Agência Brasília · 6,2 mil visualizações

Deixe um comentário