Brasília Ambiental participa de debate sobre ocupação ilegal do solo

O Brasília Ambiental (Ibram) marcou presença, na manhã desta quinta-feira (11), no fórum “A Grilagem de terra no DF e suas consequências ambientais”, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon/DF). O objetivo foi discutir sobre os impactos ambientais do parcelamento irregular do solo no Distrito Federal.

Na mesa de abertura, além do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, estiveram presentes o presidente do Sinduscon/DF, Dionyzio Klavdianos, presidente do Ibram, Rôney Nemer, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, o subsecretário de Regularização e Fiscalização Fundiária da Seagri/DF, Antônio Barreto, o presidente da Terracap, Izídio Santos e do juiz da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, Carlos Maroja.

O presidente do Sinduscon/DF abriu o evento destacando a cooperação dos órgãos do governo e instituições do setor produtivo, a fim de tratar de tema que tem reflexos na vida dos brasilienses. “Se não tiver áreas legais para a construção, toda a mão de obra fica sem emprego, sendo que 52% do PIB do DF são do ramo da construção civil reforçando a importância de sermos parceiros e buscarmos uma Brasília legalizada, que proteja o meio ambiente” afirma Klavdianos.

Em seguida, Rôney Nemer, evidenciou a importância do olhar ao setor rural do DF na preservação do meio ambiente. “Em várias reuniões que o Ibram tem feito, o maior problema identificado no DF é a saída do homem do campo para dar lugar ao grileiro. O desafio é fixá-lo em suas terras, facilitando o licenciamento ambiental e linhas de crédito para que, assim, não aceitem vender suas propriedades a terceiros que parcelam, assoreiam e prejudicam o meio ambiente” enfatizou o presidente do Brasília Ambiental.

Já o secretário de Meio Ambiente reforçou a observância do trabalho integrado dos órgãos do sistema ambiental e dos conselhos compostos pela sociedade civil na relação com o meio ambiente “Nosso objetivo é tornar a cidade sustentável analisando-se o que pode ser feito para a população que precisa de moradia em conjunto com o desenvolvimento da cidade de forma equilibrada buscando minimizar os impactos ouvindo a sociedade, os conselhos e as leis” disse Gutemberg.

O fórum promoveu, ainda, os painéis Principais impactos ambientais decorrentes da ocupação ilegal e Perspectivas de fiscalização da grilagem que contou com a explanação, respectivamente, da assessora especial da Superintendência de Licenciamento Ambiental do Ibram, Nathália Almeida e da superintendente Fiscalização, Auditoria e Monitoramento Ambiental, Simone Rosa, entre os debatedores.

Fonte: IBRAM
Crédito da foto: IBRAM

Um comentário em “Brasília Ambiental participa de debate sobre ocupação ilegal do solo

  1. Hello! Do you know if they make any plugins to
    assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Appreciate it! I saw similar text here: Warm blankets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *