Avante confirma Juliana Porcaro Saboia para concorrer à Câmara Legislativa
Conselheira do CNPCP, militante de direita ficou conhecida por defender a classe dos advogados e o fim do uso politico da OAB contra Bolsonaro
O Avante acaba de confirmar a candidatura da advogada bolsonarista Juliana Porcaro Saboia para a Câmara Legislativa. O anúncio foi feito nesta segunda (25/7), durante convenção, no Clube da Saúde. O evento contou com a presença do vice-governador do DF e presidente do partido Paco Britto e do ex-governador Arruda.
Na ocasião, a advogada e agora candidata ao legislativo local defendeu o porte de armas e a sua importância no combate à violência contra a mulher, bem como mais valorização aos advogados do DF. Ao concorrer pela primeira vez, ela conta por que resolveu aceitar o convite do partido.
“Eu sempre procurei estar a frente de iniciativas para propor soluções inovadoras e tentar retribuir à sociedade. Deixar de se envolver com a política acaba contribuindo para que ela deixe de evoluir, e não poderemos reclamar de nossos representantes”, afirma.
Estreia nas eleições
Amiga da deputada federal Bia Kicis (PL), Juliana Porcaro Saboia atraiu o interesse de partidos políticos ao repercutir nacionalmente por pedir o afastamento de Felipe Santa Cruz da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por uso indevido do cargo para atacar o presidente Jair Messias Bolsonaro, além de defender a ideologia de esquerda.
A criminalista, ex-Conselheira da OAB/DF, e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) tem como principais bandeiras a defesa do porte de arma de fogo e a investigação defensiva para advogados.
“A advocacia está bem desmoralizada. Temos um Conselho Federal que, em vez de cuidar da classe dos advogados, tem cuidado da política nacional, sempre em oposição ao presidente eleito Jair Bolsonaro. Então, dessa forma, representei várias vezes no Conselho Federal e na Seccional do DF para que voltássemos a zelar pelos nossos interesses.”, explica a candidata a distrital.
Biografia
Nascida em Manhuaçu, interior de Minas Gerais, Juliana chegou a Brasília ainda aos 6 anos, na década de 1980. Na capital, atua há 25 anos como advogada, administradora, microempresária e professora universitária. Casada com o também advogado Luiz Freitas Pires de Saboia e mãe de Carolina (16), a moradora do Jardim Botânico foi responsável pela ação judicial que corrigiu a falha da curva de acesso à Ponte JK que, quando inaugurada, causou diversas mortes e acidentes até 2010.
“Eu sempre me envolvi com a política da OAB e participei ativamente de várias eleições da entidade. Fui Conselheira da OAB/DF até o ano passado e estou no meu segundo mandato como Conselheira do CNPCP. Desta forma, tenho lutado pela investigação defensiva dos advogados, a qual sempre utilizei na prática; e o direito ao porte de armas, principalmente, para as mulheres.”, comenta.