Arroz com Feijão – Saiba que no Distrito Federal poderemos ter a semana do arrozinho com feijão

Em 29 de julho de 2020 – Redação

Instagram – Delegado Fernando Fernandes

Todos nós sabemos que a maioria dos brasileiros adoram a combinação do arroz com feijão. O que talvez a população do Distrito Federal não sabe é que tramita na Câmara Legislativa do Distrito Federal, dois Projetos de Lei protocolados pelo deputado distrital delegado Fernando Fernandes, que tratam sobre o assunto.

O primeiro é o Projeto de Lei n.º 901/2020, que institui a semana do feijão e arroz no Distrito Federal, a ser celebrado a partir do dia 16 de outubro de cada ano.

A justificação do distrital para tal diz que: “O arroz e o feijão fazem parte da história e da cultura alimentar dos brasileiros. A combinação perfeita do feijão e arroz, que por muito tempo constituiu a base da alimentação da maior parte do nosso povo, está relacionada a estudos que indicam que ela é mais saudável e pode diminuir o risco de doenças, inclusive problemas cardiovasculares” assim, segundo o deputado essa combinação estimularia o consumo podendo ser muito positivo no combate à obesidade e outras doenças.

Você ainda pode estar se perguntando porque a partir do dia 16 de outubro? Segundo a justificativa do parlamentar, é porque foi criada as Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura (FAO), e em mais de 150 países, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação nesta data.

E como brasileiro gosta de festa e eventos como por exemplo, a Festa do Feijão Solidário, Semana Criativa do Feijão e Arroz, Feijoada Social, Semana Estudantil de Incentivo ao Plantio de Plantas poderiam acontecer, bem como tantas outras datas comemorativas.

O relator do Projeto na Comissão de Educação, Saúde e Cultura, o deputado Rodrigo Delmasso manifestou aprovação pelo PL e no seu voto de aprovação citou que: “Constituem-se assim em um “par perfeito” para alimentação saudável. O grão de arroz contém um aminoácido que, em contato com outro aminoácido, presente apenas no feijão, produz uma proteína de excelente qualidade, equivalente à proteína encontrada nas carnes. Salientando também que esse projeto possibilitará elaborar uma agenda envolvendo instituições públicas e privadas, para que esses produtos voltem a ocupar os espaços que vêm perdendo ao longo do tempo”.

Já o Projeto de Lei n.º 902/2020, também do deputado delegado Fernando Fernandes,dispõe sobre o dever dos estabelecimentos do Distrito Federal,
que ofertam ou comercializam alimentos, de informar aos consumidores a importância para a saúde do consumo do feijão com arroz.

A frase para os estabelecimentos deverá ser: “Comer feijão com arroz faz bem à saúde” e os restaurantes, quiosques, bares e demais estabelecimentos do gênero terão o dever de informar aos clientes.

Agora, amigo deputado delegado Fernando Fernandes, vamos deixar de lado um pouco essas outras comidinhas e saborear o nosso tradicional arroz com feijão, como nessa foto aí, em suas redes sociais.

Dica: Fast-food não mais deputado!

Isso pode ou não pode mais???
Instagram Delegado Fernando Fernandes
Instagram Delegado Fernando Fernandes comendo sua mistura arroz com feijão