Você sabe quem foram os candidatos à distrital mais votados na Zona Eleitoral 02 – Paranoá / Varjão e Lago Norte em 2018?

Blog do Candango, estará publicando diariamente cada uma das regiões do Distrito Federal e listando os 10 candidatos mais votados para deputado distrital. Você morador saberá quem pode ser cobrado e quem mesmo não eleito teve as melhores votações na sua zona eleitoral

Em 21 de maio de 2022 – Redação – Por Luciano Lucas

A Vila Paranoá foi um dos acampamentos remanescentes da época da construção de Brasília. Foi fundada em 1957, quando da implantação dos canteiros de obras para a construção da Barragem do Lago Paranoá. Após a inauguração de Brasília, em 1960, os habitantes permaneceram no local, devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. O Paranoá foi fixado mediante Decreto do Governo do Distrito Federal, como consequência da longa trajetória de resistência e luta dos moradores. No entanto, a fixação não ocorreu na área original. Tem uma população de aproximadamente 50 mil pessoas, bem localizada e particularmente planejada com uma avenida que corta toda cidade, com várias quadras e praças para o lazer.

Antes da construção de Brasília, no final da década de 1950, as terras de Varjão pertenciam à Fazenda Brejo ou Torto e posteriormente as terras foram desapropriadas em favor da Terracap. Os primeiros loteamentos irregulares surgiram nas décadas de 1970 e 1980. O Varjão era considerado parte do Lago Norte até 2003, quando se tornou região administrativa independente. O nome da cidade vem de uma antiga plantação de vagem da região. Inicialmente era chamada de Vila Varjão.

Lago Norte é uma região administrativa e tinha seu nome original como Península Norte, mas como havia o Lago Sul, logo surgiu o nome equivalente, banhado pelo Lago Paranoá é composto por 5 setores: Setor de Mansões do Lago Norte, o Setor Centro de Atividades, o Setor Taquari, o Setor da Península, dividido em quadras do lago (QL) e internas (QI) e o Setor Núcleo Rural, de Chácaras remanescentes.

Em 2018 foram às urnas 69.554 eleitores, onde depositaram seus votos em vários candidatos, de todos os 10 mais votados estão listados abaixo:

O campeão de votos na região é o militar da Aeronáutica Jorge Luiz da Cruz Silva (O Salve Jorge), ele obteve 8.500 votos na região. Salve Jorge é Sargento da Força Aérea Brasileira, filho da cidade do Paranoá, o militar estava até pouco tempo como assessor do vice-governador Paco Britto, até ser exonerado por ter sido alvo de investigações, polícias apuram suposto esquema em que as aeronaves oficiais da FAB eram usadas para ilícitos.

Salve Jorge – Militar – Foto Internet

O segundo em votação na região foi Serginho Damaceno, com 4.020 votos, foi administrador regional da cidade do Paranoá por vários anos, foi Subsecretário da Defesa Civil, atualmente é Militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, mora com sua família no Paranoá.

Serginho Damaceno – Bombeiro Militar – Foto Internet

Na terceira posição ficou o hoje deputado distrital Martins Machado, que obteve 2.277 votos, Martins é é um radialista, mediado social e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, foi o candidato mais votado em todo o Distrito Federal em 2018.

Deputado Martins Machado – Foto Internet

4º colocado – Rafael Prudente – MDB, com 1.847 votos;

5º colocado – Rodrigo Delmasso – PRB, com 1.684 votos;

6º colocada – Tia Nair – Avante, com 1.664 votos;

7º colocada – Samara Brito – PROS, com 1.425 votos;

8º colocado – Eduardo Pedrosa – PTC, com 1.367 votos;

9º colocado – Robério Negreiros – PSD, com 1.325 votos;

10º colocado – Agaciel Maia – PR, com 868 votos.