Suicídio de Policiais Militares: Saiba onde encontrar ajuda (veja vídeo)
Em 10 de dezembro de 2020 – Redação
O Blog do Candango recebeu pelas redes sociais um texto assinado por um PM Anônimo, o qual relata o caso recente do Sargento Mayrton, que pertencia ao Batalhão de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal que veio a tirar sua própria vida ha dias atrás.
O texto narra que o policial é direcionado aos policiais combatentes, onde relata que não aguenta mais guardar só pra ele tanta tristeza e decepção.
Tristeza por ter neste ano perdido vários irmãos para essa doença maldita (COVID-19) e tristeza porque os policiais estão mais do que várias classes cumprindo suas missões nas ruas com excelência, mesmo correndo o risco de contrair esse vírus e ainda contaminar suas familia.
Mais uma das maiores tristezas dos policiais é ver meus irmãos de farda tirarem suas próprias vidas, justamente por não ter quem os acolha, nem mesmo sua própria instituição que é a primeira a condená-los e reprimi-los.
Mais em uma breve consulta ao site da Polícia Militar do Distrito federal dar para acessar e conhecer um pouco do trabalho da Capelania Militar, que é um órgão de assistência aos policiais militares, seus familiares e servidores civis que atuam na PMDF. Sua missão é colaborar para que o policial militar esteja no máximo do seu potencial para bem servir à sociedade. Sua atividade consiste na prestação de assistência religiosa, assistência espiritual e promoção de educação moral do efetivo.
Em vídeos recebidos pelo Blog do Candango, podemos ouvir o Padre da Capelania clamar para que os policiais militares busquem ajuda pois a depressão tem jeito, não sendo preciso pegar suas armas para tirar sua própria vida. Onde Deus acima de qualquer humano pode ajudar, mesmo sendo difícil ser policial neste país, onde a sociedade e a mídia falam mal dos policiais o tempo todo.
veja os vídeos abaixo:
A assistência religiosa compreende o exercício de cultos, a celebração de ofícios, ordenanças, sacramentos e outros atos religiosos, de caráter confessional, em benefício dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado pelo assistido. A assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites confessionais, direcionadas ao público geral com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e institucional, elevar o moral individual e coletivo, bem como possibilitar um convívio fraternal e harmonioso nos ambientes profissional , familiar e comunitário. A educação moral objetiva o bem estar do policial militar e de seus familiares e compreende as ações e atividades destinadas à formação, cultivo e fortalecimento de valores morais e éticos adotados pela Instituição.
A capelania promove a prática da fé e do relacionamento com Deus como forma de desenvolvimento pessoal e Institucional. Trabalha a motivação e a satisfação no trabalho, a aproximação entre a Corporação e a comunidade, a prevenção ao suicídio, à violência doméstica, ao endividamento, à dependência química e promove a qualidade de vida do policial.
ATIVIDADES DA CAPELANIA
Cursos Para a Família Policial (Portaria PMDF nº 922)
– Definição: Conjunto de cursos fundamentados na Bíblia, com metodologia que integra aula expositiva e compartilhamento, voltados para vida conjugal, vida financeira, criação de filhos, caráter e inteligência emocional.
– Objetivo: Desenvolver e reforçar nos policiais militares um conjunto de valores que otimize suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas nos âmbitos pessoal e profissional, prevenindo o suicídio, a violência doméstica, a dependência química e o endividamento.
– Como participar? As inscrições podem ser realizadas a qualquer momento pelos links de inscrição ou presencialmente na capelania.
Programa de Valorização da Vida – PVV (Portaria PMDF nº 1074)
– Definição: A participação da Capelania no PVV refere-se à ministração de cursos e palestras, coordenação das Sentinelas da Vida (grupo qualificado para identificar situações de risco nas OPMs), bem como prestar atendimento pelo núcleo de desenvolvimento de inteligência emocional (coaching).
– Objetivo: Promover a Qualidade de Vida e a prevenção do suicídio e da violência doméstica.
Atendimento Individual e Familiar
– Definição: Realização de atendimentos de direção espiritual, catequese, confissões, aconselhamentos pastoral, visitação domiciliar, meditação e coaching.
– Objetivo: Prestar atendimento individual/familiar com intuito de dirimir questões religiosas, existenciais, profissionais, conjugais, emocionais etc., e proporcionar ao atendido condições favoráveis para melhor desempenho de seus papeis sociais.
– Como participar? Mediante agendamento pelos números de telefones da capelania.
Momentos com Deus
– Definição: Realização de momentos com Deus nos quartéis, formaturas e liberações de policiamento, por meio de colaboradores cadastrados (sentinelas) ou diretamente pela equipe da capelania.
– Objetivo: Proporcionar momentos de reflexão sobre temas pertinentes ao dia a responsabilidade perante o transcendente, a sociedade e a instituição, bem como elevar o moral da tropa.
– Agendamento: Conforme Plano Bimestral de Assistência Religiosa e calendário das OPMs.
Capelania Prisional
– Definição: Realização de visitação ao Núcleo de Custódia da PMDF.
– Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos custodiados e familiares, promovendo a qualidade de vida, a reinserção e o melhor enfrentamento da situação de prisão.
– Agendamento: São feitas visitas de rotina ao NCPM. As visitas religiosas são cadastradas e orientadas pela Chefia da Capelania.
Capelania Escolar
– Definição: Realização de atividades de assistência religiosa, espiritual e de educação moral com os alunos e familiares do CFO, CFP e CMT.
– Objetivo: Promover o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais saudáveis entre os diversos atores envolvidos no processo escolar (alunos, professores, familiares etc). Atender demandas relacionadas a crises existenciais e religiosas vividas por alunos; desenvolver e reforçar nos alunos um conjunto de valores que aperfeiçoe suas condições de prevenir e enfrentar situações problemáticas no âmbito pessoal e acadêmico.
– Como participar? As atividades ocorrem mediante calendário da respectiva Escola.
Capelania Hospitalar
– Definição: Realização de visitação hospitalar e domiciliar aos enfermos.
– Objetivo: Prestar assistência religiosa e espiritual aos enfermos e familiares, promovendo a qualidade de vida, adesão ao tratamento e enfrentamento da situação de enfermidade.
– Agendamento: São feitas visitas de rotina nos hospitais credenciados. Visitas específicas poderão ser solicitadas pelos telefones das capelanias.
Ministração dos Sacramentos
– Definição: Realização de atividades confessionais de assistência religiosa, focadas no oferecimento dos sacramentos: casamento, casamento comunitário, batismo, crisma, cultos, missas, retiros, dentre outros.
– Objetivo: Oferecer aos policiais militares e familiares a oportunidade de receberem os sacramentos por meio da Capelania Militar, estreitando suas relações com Deus e a Corporação.
– Como participar? Essas atividades ocorrem conforme calendário da Capelania ou mediante agendamento. Missa na Capela São Paulo às quintas-feiras 12h30 e na Capela do CEPOM aos domingos 10h e terças-feiras às 19h. Cultos no Templo Evangélico conforme agenda da capelania.
Horário de funcionamento
Em regra, a Capelania possui atividades de 7h às 19h, com atendimento de plantão em feriados e finais de semana para necessidades emergenciais.
Localização
– Templo Militar Evangélico, Setor Policial Sul
– Capela São Paulo Apóstolo, Setor Policial Sul
– Capela do CEPOM (São Jorge), Taguatinga Norte
Contatos
– Capelania Evangélica: 99685-6055; 3190-7304; sarepmdf@gmail.com
– Capelania Católica: 99942-9358; 3190-1556; capelaniacatolica@gmail.com
Fonte: site PMDF