Policiais e Bombeiros militares, podem enfrentar problema para disputar as eleições de 2022

Em 26 de agosto de 2021 – Redação

Um mudança introduzida no texto do novo Código Eleitoral, poderá atrapalhar os planos de vários policiais e bombeiros militares, bem como, juízes, promotores e demais membros das carreiras de segurança pública.

Claro, o assunto será tema de grande debate entre os parlamentares, pois foi estabelecida uma quarentena de cinco anos após deixarem os cargos para policiais, juízes, promotores e membros da segurança pública se candidatarem em eleições. Vale lembrar que o texto abre uma exceção para integrantes dessas carreiras que já estejam no exercício de mandatos.

O centrão, como é conhecido nas casas parlamentares foi que fez a pressão para que esse ponto fosse incluído no texto. O parecer foi protocolado ontem (25) pela relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Então policiais e bombeiros militares com exceção dos deputados Roosevelt Vilela (PSB-DF) e Hermeto (MDB-DF), que se encontram com mandato eletivo, poderão ter que ajuizar essa possível quarentena, uma vez que a norma pelo texto do código, provoca efeito retroativo.

Foto Internet

Esse movimento é uma reação dupla não só às bancadas policias, que ganharam muita visibilidade nas eleições passadas, com a ascensão do bolsonarismo, mas também a integrantes do Ministério Público e da magistratura, que ganharam impulso eleitoral principalmente na esteira da operação Lava Jato.

Com informações globo.com