Padre clama por 26 de setembro no DF – Veja vídeo

Expedição 26 de Setembro: Onde o DF vira Pantanal e a fé é o único IPVA que funciona

Em 31 de dezembro de 2025 – Redação

Se você achava que o Distrito Federal não tinha mar, é porque nunca tentou atravessar uma rua na 26 de Setembro em dia de chuva. O que era pra ser uma via pública virou o braço direito do Rio Amazonas, com um detalhe: sem o visual bonito e com muito mais lama no radiador.

A situação por lá está tão “aquática” que os moradores já não sabem se compram um SUV ou um par de nadadeiras. E foi nesse cenário de Rally da Esperança que surgiu o vídeo do Padre Francisco de Assis. (veja abaixo)

O Apelo que parou o “Mar de Lama”

Com a água quase batendo na batina, o Padre Francisco resolveu que só a oração não ia drenar o setor. Ele botou a boca no trombone (e os pés na lama) para pedir que as autoridades olhem para a região.

Dizem as más línguas que o Padre está pensando em trocar o tradicional batismo por aspersão pelo “batismo por travessia”: se o fiel conseguir chegar à paróquia sem perder o sapato no barro, já está perdoado de todos os pecados.

O “Titanic” da Vicente Pires 2.0

A 26 de Setembro hoje é o lugar onde:

  • O Waze não dá a rota, ele pergunta se você sabe nadar.

  • O Uber não cancela a corrida, ele pede um bote inflável de reforço.

  • As autoridades olham… mas parecem que olham com óculos de mergulho, porque nada muda.

O apelo do Padre foi cirúrgico. Ele não pediu um milagre (porque transformar lama em asfalto no DF exige uma fé que nem o Vaticano tem disponível no estoque), ele pediu atenção. Afinal, a comunidade está cansada de viver em um eterno parque aquático gratuito, onde a única atração é o “Toboágua de Buraco”.

Alô, Autoridades!

Fica aqui o aviso: se o Padre teve que ir para as redes sociais clamar aos céus e aos homens, é porque a coisa está feia. Ou o asfalto chega, ou a Secretaria de Obras vai ter que providenciar o GNV (Gás Natural de Veleiro) para os moradores.

A 26 de Setembro não quer muito. Não precisa de tratamento de resort. Só quer que “ir ali na padaria” não exija uma equipe de resgate e uma bênção especial para não deixar o cárter do carro de herança para o bueiro.

Deixe um comentário