Núcleo Bandeirante inaugura Vila Sustentável do Papai Noel


Núcleo Bandeirante inaugura Vila Sustentável do Papai Noel

Foram utilizadas mais de 50 mil garrafas pet para confecção dos enfeites natalinos



No dia 07 de dezembro (sexta-feira), às 19h, o Papai Noel vai chegar ao Núcleo  Bandeirante para inaugurar sua Vila Sustentável, na Praça Padre Roque – Terceira Avenida. A inauguração faz parte das comemorações de aniversário dos 56 anos do Núcleo Bandeirante, no próximo dia 19 de dezembro. “Comemore o aniversário da cidade que faz mais pelo Meio Ambiente” é a chamada da campanha comemorativa.
   
Na decoração foram utilizadas mais de 50 mil garrafas pet para confecção dos enfeites natalinos – árvores de natal (com 6 metros de altura), bonecos de neve, anjos e velas impressionam pela reutilização do material.  Atração à parte a tradicional casinha do Papai será de pneu. Na ornamentação ainda serão utilizados enfeites natalinos que foram doados pela comunidade.

A ideia para criação da vila sustentável surgiu no Projeto Viver Bandeirante, como valorização da importância da reciclagem para preservação dos recursos naturais no futuro. A campanha para arrecadação das garrafas começou em setembro e movimentou toda cidade a favor da vida e do meio ambiente. Reciclar é celebrar a vida foi o nome da campanha que virou notícia e trouxe voluntários de outras cidades do DF.

“Esse trabalho é apenas o início das ações do Viver Bandeirante Ambiental. A coleta seletiva será a nossa meta em 2013, assim como outros trabalhos ligados ao meio ambiente. A revitalização do córrego Riacho Fundo e das suas margens entra nessas metas também”, disse o administrador Elias Dias.

Abaixo acompanhe as ações socioambientais da cidade: 

  A Administração Regional do Núcleo Bandeirante está focada no desenvolvimento de ações para preservação do meio ambiente no Distrito Federal.

VIVER BANDEIRANTE 

A Administração do Núcleo Bandeirante preocupada com as questões ligadas ao lixo na cidade criou em 2011 o projeto Bandeirante Consciente para mobilizar a comunidade em torno da consciência do horário da coleta e da importância da reciclagem dos resíduos.

A partir desta ação, em 2012, houve a abertura para outras temáticas voltadas para o meio ambiente. Assim surgiu o Viver Bandeirante, logo após o segmento Viver Bandeirante Ambiental = uma proposta mais abrangente que envolve a preservação da natureza por meio do exercício da cidadania.

A estruturação do projeto ambiental da cidade está andamento. Mas ações internas e externas já estão em execução, como a campanha Reciclar é Celebrar a Vida – que consiste na elaboração dos enfeites natalinos da cidade com garrafas pet.


VIVER BANDEIRANTE AMBIENTAL – AÇÕES

Reciclar é celebrar a vida – 2012   
A campanha Reciclar é Celebrar a Vida começou em setembro para arrecadar 50 mil garrafas pet no Núcleo Bandeirante. A importância da reciclagem para um planeta saudável e com recursos naturais no futuro foi a proposta trabalhada durante todo período de mobilização.

Revitalização do córrego Riacho Fundo – 2013
Como continuidade dessas ações dentro da cidade, a administração propõe em 2013 a revitalização do córrego Riacho Fundo e suas margens. O projeto é uma proposta de desenvolvimento autossustentável.




Feed