Novo romance de Clara Arreguy traz diálogo entre Brasil e Portugal
Novo romance de Clara Arreguy traz diálogo entre Brasil e Portugal
“Dia de sol em tempo de chuva” romanceia as histórias de um alfaiate português que imigrou no século XIX e de seu neto, que refaz de volta o percurso, em busca de respostas
Fotos: Paulo de Araújo
No dia 14 de abril, a partir das 19h30, a jornalista e escritora Clara Arreguy estará no Auditório do Centro Cultural Português (CCP) – Brasília, na Embaixada de Portugal, lançando seu mais novo livro, “Dia de sol em tempo de chuva”. Paralelamente ao lançamento, haverá exposição de fotos de Portugal feitas pelo fotógrafo gaúcho Paulo de Araújo.
Mineira de Belo Horizonte e radicada em Brasília, Clara Arreguy, neste romance, atravessa o Atlântico para contar uma história de mão dupla: a travessia de um jovem português, João, que em meados do século XIX emigrou para o Brasil após um conflito familiar; e a volta a Portugal de outro João, neto daquele primeiro, que procura respostas para a trajetória do avô. O jovem João encontra no Brasil novas oportunidades, enquanto o velho João, no final da vida, vai descobrir se ainda é possível mudar.
“Dia de sol em tempo de chuva” parte de uma pesquisa em torno da vida do avô de Clara Arreguy, alfaiate português que fez a vida em Muriaé, Zona da Mata mineira, após chegar da pequena cidade de Pinheiro d’Ázere, na região de Santa Comba Dão. Passados 140 anos do nascimento do avô, e com pouquíssimos elementos históricos para compor sua história, a escritora optou por romancear os fatos. A narrativa corre em duas vozes paralelas: os delírios do velho e os registros de seu neto, 50 anos após a morte do avô.
Como diz o escritor Marcus Freitas no texto de orelha do livro, “entre os dois planos, as vozes da poesia popular e de Camões fazem as vezes de marcação de percurso, na costura elegante alinhavada por Clara Arreguy com mão de costureira que entende do ofício, de alfaiate que sabe onde fazer o corte”. O livro sai pela Editora Chiado, de Portugal, com lançamento simultâneo nos dois países.
Clara Arreguy tem 30 anos de jornalismo e nove livros publicados. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, escreveu crônicas para a revista Veja Brasília e atua também como blogueira de literatura e editora de livros, sites e portais. Em 2015 formalizou sua Outubro Edições, que publica livros de sua autoria e de outros escritores.
Junto ao lançamento do livro, será aberta, no espaço cultural do Instituto Camões, exposição do fotojornalista Paulo de Araújo, também chamada “Dia de sol em tempo de chuva”. São 25 imagens de Portugal captadas durante a viagem que inspirou o romance de Clara Arreguy, ampliadas em canvas e em formato 55x75cm. Paulo de Araújo possui trabalhos autorais e já fez diversas exposições em cidades brasileiras, além da Alemanha, França, Espanha e África do Sul. Seu mais recente trabalho autoral foi “Siga as setas amarelas”, que acompanhou o lançamento do romance homônimo da escritora, e foi apresentada na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga.
DIA DE SOL EM TEMPO DE CHUVA
Lançamento em 14 de abril, quinta-feira, às 19h30, no Auditório do Centro Cultural Português (CCP) – Brasília, na Embaixada de Portugal (Setor de Embaixadas Sul).
Informações: (61) 9115-8485 – clarreguy@yahoo.com – www.clara-arreguy.com
Fotos em alta resolução: Clara Arreguy
Crédito: Paulo de Araújo
Fotos em alta resolução: Capa do livro
OBS: Caso prefira receber por e-mail é só fazer a solicitação.
VÍDEO COM A AUTORA:
VÍDEO COM A AUTORA:
Assessoria de Imprensa
Clarice Gulyas
(61) 8177 3832 TIM/ Whatsapp
claricegulyas@gmail.com (Gtalk)
Registro profissional: 9520 – DRT/DF
FB: Clarice Gulyas / TT: @ClariceGulyas
Feed