Lugar de mulher é onde ela almeja estar

Coronel Doutora Deyse assume a mais alta patente da Polícia Militar do Distrito Federal se tornando a primeira mulher no Quadro médico à chegar no Posto de Coronel.

facebook

Sonhos, metas, perseverança, desafios e muito estudo são os segredos de sucesso da carreira profissional da Dayse Cristina dos Santos,53, médica especializada em ginecologia e obstetrícia. A Doutora Dayse, que completou 21 anos e 6 meses como oficial da Polícia Militar do Distrito, recebeu com entusiamo, na última sexta feria (27), a promoção da mais alta patente da PMDF: coronel. Com isso, ela entra para a lista das mulheres que sabem que lugar de mulher é onde ela almeja e luta para estar, sendo pioneira na arte da medicina e no grau máximo de oficialato, simultaneamente, da PMDF. A coronel serve à instituição na Diretoria de Assistência ao Pessoal-DAP da Polícia Militar, na função de diretora de Assistência Pessoal.

Não é por menos, o sangue que corre em suas veias têm o DNA militar do avô, policial militar de Alagoas, que desde àquele tempo contava à neta sobre as aventuras da carreira, o que a deixava curiosa e animada por um dia poder ser protagonista dessas narrativas. “Lembro-me muito bem que no período de escola, fazia questão de participar dos desfiles de 7 de setembro, porquê achava muito bonito os uniformes militares, e empolgante marchar ao som da banda de música militar”, ressalta a policial.

Mas a oficial tinha outro sonho que inquietava seu coração: ser médica. Mas, como fazer para atingir a tantos sonhos e desafios incríveis? “seriedade, disciplina e organização”, assegura Dayse, que conta como aconteceu: “desde criança tinha um sonho de ser médica, foi então que quando já formada no curso de medicina fiquei sabendo do primeiro concurso para ingressar nas fileiras da Corporação, na área da saúde, para oficial feminina.”

A médica não parou e acreditando em seus sonhos permaneceu perseverante e dedicada: “Resolvi então me inscrever. Me preparei bastante para enfrentar todas as etapas, pois sabia que estava concorrendo com muitas pessoas entre homens e mulheres e, para minha imensa felicidade, fui a primeira colocada dentre todas as concorrentes femininas.”

Ela conta que é empolgante e se sente realizada pela prática da medicina associada à função militar. Além de atendimentos nos consultórios ginecológicos, a doutora Dayse ocupou diversos cargos de chefia na área da saúde da PMDF, dentre eles no Centro Médico (CMed), também no Centro de Promoção de Qualidade e Vida (CPQV), além do Departamento de Assistência ao Pessoal (DAP).

“Me sinto muito honrada e privilegiada por ter conseguido alcançar o mais alto posto da carreira policial militar, sendo do quadro de Oficiais da Área da Saúde. Benção Divina!
Ao longo desses quase 22 anos, graças a Deus, consegui escrever uma História de muito orgulho, sempre com muita dedicação, profissionalismo, respeito e principalmente amor ao próximo e à farda!”

Fonte: Facebook