Jogos sobre os seres vivos atrai público infantil no shopping Iguatemi

Jogos sobre os seres vivos atrai público infantil no shopping Iguatemi

Bióloga brasiliense irá testar pela primeira vez novo jogo de cartas que trata da metamorfose dos animais

Por Clarice Gulyas

Como forma de popularizar a ciência e despertar a conscientização ambiental de crianças e adolescentes por meio da diversão, a bióloga brasiliense Nurit Bensusan aposta na criação de jogos infantis que trazem curiosidades sobre os seres vivos. Desta vez, o público infantil terá a oportunidade de testar o baralho Metamorfus, além de por em prática os desafios das cartas dos sucessos Bioquê? e Tsunami.  O evento será realizado nesse sábado (9/6), às 15h como parte da Semana da Sustentabilidade da Livraria Cultura do shopping Iguatemi. A programação inclui aulas de yoga e leitura do livro Quanto dura um rinoceronte?, também de autoria da bióloga. A entrada é franca.

Doutora em Educação e mestre em Ecologia, Nurit Bensusan resolveu aliar a experiência profissional, inclusive como ex-coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, com a preocupação de mãe: encontrar no mercado jogos infantis que estimulem o aprendizado de forma lúdica. O protótipo já integra a quarta criação da Biolúdica, empresa lançada por Nurit no final de 2011. “Você sabe se a formiga faz metamorfose? E a aranha? O Metamorfus é um jogo de cartas que aborda o ciclo de vida dos animais que fazem metamorfose ou não”, explica Nurit, que prevê o lançamento para outubro.


Bioquê? e Tsunami

Além de oferecer um entretenimento inteligente, os jogos da Biolúdica contribuem com a interação social em plena era digital. O jogo Bioquê? é um dos preferidos pelas crianças por exigir conhecimento e ao mesmo tempo agilidade para responder às charadas das cartas com as divertidas figuras de animais customizados. Já em Tsunami, a brincadeira fica mais séria com o jogo que propõe estratégias de preservação da natureza com a formação de ambientes marinhos em meio às ameaças como os tsunamis e a pesca predatória.

Entre as próximas novidades, a pesquisadora e também engenheira florestal adianta um jogo com desafios específicos para o Cerrado e um livro que mescla labirintos e informações em torno dos principais parques nacionais. “O objetivo é sempre apresentarmos jogos muito instigantes onde a diversão é garantida, mas que ofereça aprendizado também. Eu costumo dizer que a ideia é um pouco a do jogo War. Ninguém jogou o War para aprender geografia, mas todos nós sabemos onde fica Dudinka, Omsk e Vladivostok graças a ele”, brinca.

Sobre Nurit Bensusan

Bióloga e engenheira florestal, é pós-graduada em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É autora do blog Nosso Planeta, do jornal O Globo ( http://oglobo.globo.com/blogs/nossoplaneta ), uma de suas plataformas de popularização da ciência, e criadora da Biolúdica ( http://www.bioludica.com.br ), oficina de jogos com temas biológicos voltada para crianças e adolescentes.. Participa também do coletivo de ideias Biotrix ( www.biotrix.com.br ). Com diversos livros publicados, entre eles Biodiversidade: é para comer, vestir ou passar no cabelo; Meio Ambiente: e eu com isso?, e Quanto dura um rinoceronte? (editora Peirópolis), foi responsável pela área de biodiversidade e coordenadora de políticas públicas do WWF Brasil, coordenadora de biodiversidade no Instituto Socioambiental e coordenadora do núcleo de gestão do conhecimento do Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Serviço:
Oficina de criação de jogos Biolúdica
Data: 9 de junho de 2012
Hora: 15h
Local: Livraria Cultura  do shopping Iguatemi (SHIN CA 4, lote A – Lago Norte)
Informações: 3577 5000
Pontos de venda: Livraria Cultura do CasaPark (tirar isso, vende em todas a s Culturas de Brasília) e 102 Norte, bloco B, loja 56 (Brasília/DF)

Assessoria de imprensa (Biolúdica)
Clarice Gulyas
(61) 8177 3832 / 8428 0719 / 8313 4019 / 9977 4807
Feed