Espelhos nas academias têm função indispensável

Espelhos nas academias têm função indispensável
Ficar de olho no próprio reflexo deixou de ser mera vaidade. Os espelhos nas academias servem para que os atletas de plantão evitem lesões com a prática errada de exercícios


Por Clarice Gulyas

Um dos principais erros cometidos nas academias, principalmente nessa época do ano em que começa a correria pelo corpo perfeito até o verão, é o descuido com a postura. E para evitar lesões com a prática errada de exercícios, o especialista em Musculação e Treinamento de Força, Carlos Fernandes, avisa: “os espelhos não servem apenas para ver se o cabelo está penteado, se a maquiagem está borrada ou se a roupa está combinando”.

Além da importância de realizar atividades físicas sob orientação de um profissional, os frequentadores de academias têm a ajuda extra dos espelhos para checar se os movimentos e a postura estão corretos. “Outro fator importante é com a respiração. Muitas pessoas tendem a prender a respiração durante o exercício, voltando a respirar só quando ele executa a série. Para alguns essa apneia, conhecida como manobra de Valsalva, pode gerar um aumento exagerado da pressão interna, o que pode ser perigoso para hipertensos.”, adverte Carlos Fernandes.


Sem pressa com os resultados 

Outro erro muito comum praticado dentro e fora das academias, segundo Carlos Fernandes, é em relação à intensidade e o volume dos treinos. De acordo com o professor de educação física, não adianta ultrapassar os limites físicos para atingir resultados de forma rápida. “O volume e a intensidade devem estar inversamente relacionados. Se o treino for muito volumoso, ou seja, com muitos exercícios ou séries, a intensidade, mais representada pela carga, deve ser moderada. Assim, o contrário é verdadeiro: se a carga é alta, o volume deve ser baixo. Muitos iniciantes desrespeitam essa regra, o que pode causar futuras lesões ao invés de alcançar o objetivo desejado com mais rapidez.”, afirma Carlos, que destaca que os resultados serão mais fisiológicos do que estéticos neste contexto.


Assessoria de imprensa da Fit Park Academia
Clarice Gulyas (61)  8428 0719 / 8177 3832 
gulyascomunicacao@gmail.com 
Feed