Em quem a Ceilândia votou à deputado distrital em 2018

Blog do Candango, estará publicando diariamente cada uma das regiões do Distrito Federal e listando os 10 candidatos mais votados para deputado distrital. Você morador saberá quem pode ser cobrado e quem mesmo não eleito teve as melhores votações na sua zona eleitoral

Em 07 de junho de 2022 – Redação – Por Luciano Lucas

Ceilândia um das cidades mais populares do Distrito Federal, o sufixo “-lândia” significa “terra”, “terreno”, “lugar” (de “land”) em língua inlgesa ou alemã. O prefixo “cei-” se refere à sigla da Campanha de Erradicação das Invasões. Ceilândia foi dividida originalmente nas áreas de Ceilândia Norte, Sul, Centro e Guariroba e atualmente também é dividida em diversos outros setores, como Setor O, Condomínio Privê, P Norte, P Sul, QNQ e QNR, que, em sua grande maioria, são subúrbios densamente povoados. 

Com uma população de cerca de 400 mil habitantes, Ceilândia é considerada a região administrativa com maior influência nordestina no Distrito Federal. Tem uma economia forte, baseada principalmente no comércio e na indústria, e é considerada também um celeiro cultural e esportivo, por conta de sua riquíssima diversidade artística e pelos atletas da cidade que despontam no cenário nacional e mundial.

Na questão política porém a cidade é dividida em três zonas eleitorais, ou sejam, a zona 08 que engloba a Ceilândia Centro, a zona 16 onde se encontra a Ceilândia Norte e Brazlândia (sim Brazlândia, eleitoralmente faz parte da zona de Ceilândia) e pela zona 20 que engloba a parte de Ceilândia Sul.

Para os leitores entenderem melhor, então faremos um apanhado geral e vamos subdividir nas Zonas Eleitorais.

Fonte: TRE/DF

Na Zona Eleitoral 08 – Ceilândia Centro, foram às urnas 88.763 eleitores, que depositaram seus votos à deputado distrital, sendo os dez mais votados elencados abaixo:

1º colocado – Delegado Fernando Fernandes – PROS, com 7.754 votos;

2º colocado – Professor Reginaldo Veras – PDT, com 4.066 votos;

3º colocado – Luzia de Paula – PSB, com 3.117 votos;

4º colocado – Sargento Bonina Véi da 12 – PMN, com 2.809 votos;

5º colocado – Guarda Janio – PROS, com 2.771 votos;

6º colocado – Martins Machado – PRB, com 2.413 votos;

7º colocado – Chico Vigilante – PT, com 1.769 votos;

8º colocado – Delmasso – PRB, com 1.629 votos;

9º colocado – Rafael Prudente – MDB, com 1.588 votos; e

10º colocado – Bispo Renato – PDT, com 1.298 votos.

Na Zona Eleitoral 16 – Ceilândia Norte e Brazlândia, foram às urnas 94.087 eleitores, que deram aos abaixo listados 10 primeiros candidatos a seguinte votações:

1º colocado – Delegado Fernando Fernandes – PROS, com 8.813 votos;

2º colocado – Iolando – PSC, com 6.300 votos;

3º colocado – Juarezão – PSB, com 4.609 votos;

1º colocado – Delegado Fernando Fernandes – PROS, com 2.535 votos;

2º colocado – Rafael Prudente – MDB, com 1.781 votos;

3º colocado – Chico Vigilante – PT, com 1.423 votos;

4º colocado – Professor Reginaldo Veras – PDT, com 2.654 votos;

5º colocado – Luiza de Paula – PSB, com 2.342 votos;

6º colocado – Martins Machado – PRB, com 1.955 votos;

7º colocado – Rafael Prudente – MDB, com 1.882 votos;

8º colocado – Chico Vigilante – PT, com 1.719 votos;

9º colocado – Robério Negreiros – PSD, com 1.615 votos; e

10º colocado – André Queiroz – PMN, com 1.579 votos.

Na Zona Eleitoral 20 – Ceilândia Sul, foram às urnas 50.627 eleitores, que optaram pelos abaixo listados 10 primeiros candidatos a seguinte votações:

1º colocado – Delegado Fernando Fernandes – PROS, com 2.535 votos;

2º colocado – Rafael Prudente – MDB, com 1.781 votos;

3º colocado – Chico Vigilante – PT, com 1.423 votos;

4º colocado – Professor Reginaldo Veras – PDT, com 1.364 votos;

5º colocado – Martins Machado – PRB, com 1.332 votos;

6º colocado – Guarda Janio – PROS, com 1.258 votos;

7º colocado – Sargento Bonina Véi da 12 – PMN, com 1.236 votos;

8º colocado – Luzia de Paula – PSB com 1.085 votos;

9º colocado – Pedro Barros – PP, com 849 votos; e

10º colocado – Professor Francelino, com 837 votos.

Fazendo uma soma eleitoral das três zonais tivemos os três mais votados abaixo:

O campeão das três Zonas Eleitorais da Ceilândia foi o Delegado e também deputado distrital Fernando Fernandes – PROS, com 19.102 votos, nascido em 1969, na Ceilândia, Fernando começou a trabalhar ainda na adolescência em diversas funções como vendedor ambulante, lavador de carros, cobrador de ônibus e feirante, tendo passado em um concurso público para escrivão e depois para delegado. Dentro da instituição atuou no Posto Policial do Touring, 26ª DP, Delegacia da Criança e do Adolescente II , 30ª DP e todas as delegacias de Taguatinga e Ceilândia, também atuando como conselheiro tutelar e administrador regional da Ceilândia.

Delegado Fernando Fernandes – Foto Internet

O segundo colocado geral das três Zonas Eleitorais foi o Professor Reginaldo Veras, há época no PDT, com 8.084 votos, ele que foi eleito e hoje é um dos nossos representantes na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Veras é cearense de Crateús e no DF sua família se instalou na cidade de Ceilândia, região onde viveu por 32 anos. Sua formação foi integralmente na rede pública de ensino do Distrito Federal e na Universidade de Brasília (UnB) se formou em Geografia. Foram 23 anos ministrando aulas nas escolas públicas de Ceilândia, região em que construiu um grande vínculo pessoal e profissional, bem como dando aulas em cursinhos.

Professor Reginaldo Veras – Foto Internet

O terceiro colocado, muito pela votação na cidade de Brazlândia que engloba a Zona Eleitoral da Ceilândia, foi Iolando Almeida, com 7.005 votos, deputado distrital eleito é primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF. Graduado em Teologia e Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Brasília. Filho de pais nordestinos, casado, morador de Brazlândia desde que nasceu.

Foto: Internet

E o povo desta cidade tão linda chamada Ceilândia tem cobrado o seus votos de confiança?