Donos de bares e restaurantes do DF só voltarão a pagar por áreas públicas no fim de 2021, decreta Ibaneis

Governador do DF criou benefício ao setor durante os meses de março de 2020 a julho do ano que vem devido a pandemia de Covid-19

Em 28 de dezembro de 2020 – 17h57 – Redação Por Metrópoles

Governador Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para início das obras nas quadras 502 à 508 e 513 à 516 Sul e entrega reforma das quadras 509/510 SulJACQUELINE LISBOA/ESPECIAL METRÓPOLES

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu prorrogar para dezembro de 2021 o prazo de pagamento da taxa de uso de áreas públicas por bares e restaurantes do Distrito Federal. O benefício também inclui traillers, quiosques e similares, desde que estejam com a situação regular junto ao Executivo local. A medida já foi assinada pelo emedebista e aguarda a publicação no Diário Oficial (DODF).

Durante a pandemia, os estabelecimentos ficaram boa parte desse período sem funcionamento, como uma das medidas restritivas adotadas pelo titular do Palácio do Buriti como forma de evitar infecções pelo novo coronavírus. Pela decisão do emedebista, o novo prazo será concedido para quem usou as áreas públicas entre março de 2020 e julho de 2021.

A ideia inicial do Governo do Distrito Federal (GDF) era de isentar a cobrança, mas a decisão teria de ser aprovada pela Câmara Legislativa (CLDF), que está em recesso parlamentar. O novo prazo dá fôlego para que os empresários usem o recurso para outros compromissos financeiros. A decisão de Ibaneis atende a uma solicitação da deputada distrital Júlia Lucy (Novo).

Os valores já pagos não poderão ser restituídos. “A finalidade da proposição é mitigar os efeitos econômicos que recaíram sobre os referidos segmentos comerciais, proporcionando maior tempo para o cumprimento das obrigações fiscais que especifica”, escreveu o secretário de Economia, André Clemente, na justificativa do texto.

De acordo com o titular da pasta, a medida não se trata de benefício fiscal “ou medida que implique em aumento de despesa, motivos porque são dispensáveis os estudos do impacto financeiro-orçamentário e econômico exigidos”, frisou.

Hugo Barreto – metrópoles
Análise da CLDF

O segmento de bares e restaurantes foi um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus. No início de setembro, após o registro de crescimento gradual de infecções no Distrito Federal, o GDF decretou que esses estabelecimentos devem encerrar as atividades às 23h, com exceção do Réveillon.

“A gente fez esse pedido a despeito da impossibilidade de pagamento, já que foram taxados pelo uso do espaço público, mesmo com as casas fechadas. Encaminhamos o pedido para diferimento dessa taxa. A remissão da taxa será avaliada no meio que vem por meio da Lei Orçamentária a ser aprovada pela CLDF”, reforçou a deputada Júlia Lucy.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), Jael Antônio da Silva, a notícia chega como um alívio para o setor.

“Isso é, na verdade, uma ação muito importante do governo para ajudar os empresários neste momento, já que estamos totalmente endividados. Isso é muito bem-vindo neste momento de dificuldade que o nosso setor passa”, disse.