Denúncia de uso da máquina pública do Corpo de Bombeiros em campanha no DF

Em 14 de setembro de 2022 – Redação

O Blog do Candango, recebeu fotos e documento de uma ordem de serviço, onde bombeiros militares foram escalados para conduzirem os idosos do Projeto Social Bombeiro Amigo, para um evento político onde houve na ocasião discurso do então candidato à deputado distrital pelo Partido Liberal Bispo Renato.

É de se espantar a presença, mesmo que sem farda do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Élcio e pelo Chefe de Gabinete do Subcomandante-Geral, Tenente-Coronel David, e pelo Coordenador dos Projetos Sociais, Capitão Fernandes. Segundo a denúncia recebida os oficiais utilizaram a estrutura da Corporação (Projetos sociais do Corpo de Bombeiros) na data de ontem (13), com 06 viaturas, tipo ônibus e uma dúzia de militares, conforme ordem de serviço recebida e assinada pelo Coordenador, os bombeiros escalados conduziram os idosos do Projeto Social Bombeiro Amigo, e segundo houve uma espécie de pressão para os idosos a votarem no candidato.

Os idosos presentes no evento informaram que foram conduzidos até o local com a promessa de uma prática de lazer, quando foram surpreendidos pela armadilha política da corporação Bombeiro. Obrigados a ouvir um discurso político com pedido de votos por parte do subcomandante-geral e do candidato Bispo Renato – base de apoio do governador Ibaneis.

Chegaram também denúncias de possíveis nomeações de apoiadores na Prestação de Tarefa por Tempo Certo – PTTC, que é uma espécie de cargo comissionado para os veteranos do bombeiro. A denúncia segundo chegou ao Blog do Candango, já se encontra denunciada ao sistema Pardal do Tribunal Superior Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral.

A Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, informou ao Blog do Candango que “O evento externo ocorreu sem conotação política, nos termos da lei 2.811/2001 e decreto 22.237/2002.” Que “O projeto Bombeiros Amigos pressupõe o envolvimento da comunidade, sendo aberto de maneira indistinta aos cidadãos que quiserem conhecer ou participar. Não houve promoção de campanha eleitoral, com pedido de votos ou distribuição de materiais nas instalações do projeto.

Confira Ordem de Serviço e fotos do evento abaixo:

Confira abaixo as fotos do evento:

Centro de Comunicação Social do CBMDF

Confira abaixo as fotos do evento: