DE JUDAS AOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS: AS ORIGENS DA MACABRA SEXTA-FEIRA 13

Em 13 de novembro de 2020 – Redação com informações BsbTimes

ITALY – CIRCA 2002: Judas’ Betrayal, the Kiss, 14th century fresco from the Master Trecentesco of Sacro Speco School. Upper Church of Sacro Speco Monastery, Subiaco. Italy, 14th century. (Photo by DeAgostini/Getty Images)

Todoano, a mesma dúvida. Como surgiu a insólita sexta-feira 13? Os primeiros registros da sexta-feira treze como um dia maldito surgiram no século 19. Contudo, tanto a sexta quanto o treze sempre causaram calafrios, em diferentes períodos.

Por Aventuras na História

Antes de Jesus, os gregos e romanos já não gostavam do número. O doze, um número versátil, divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12, representava a perfeição. Eram doze os meses do ano e doze os deuses do Monte Olimpo. O treze, o número primo que o seguia, de pouca utilidade, era um patinho feio, e passou a ser relacionado a coisas ruins, como bruxaria.

Cristianismo adicionou outra razão para a data aterrorizar gerações: eram treze as pessoas na última ceia de Jesus, antes de sua prisão pelos romanos: os doze apóstolos e ele. O traidor Judas Iscariotes é geralmente contado como o décimo terceiro.

Representação de Cristo e Judas /Crédito: Divulgação

Quanto à sexta, foi o dia em que Jesus morreu na cruz, o que levou aos cristãos a considerá-la o dia mais tétrico da semana. Como forma de penitência, a Igreja proibia comer carne nas sextas. Nas lendas medievais, eram nas sextas de lua cheia que os lobisomens se transformavam, e nelas que as bruxas se reuniriam.

Em algum momento, as duas coisas acabaram se juntando – é uma tese levantada por antropólogos como Phillips Steven Jr. da Universidade de Buffalo (EUA), entre outros.

A teoria hoje é bastante criticada, mas, tradicionalmente, uma sexta-feira treze em particular foi considerada o momento dessa junção.

Templários 

Em 13 de outubro de 1307, por ordem do rei Filipe IV da França, os cavaleiros templários foram presos, torturados, excomungados e queimados na fogueira. Sob tortura, confessaram episódios que nunca existiram: de relações homossexuais a negarem a cristo e venerarem Baphomet, demônio com cabeça de bode.

Cena da série Templários (2017) Crédito/Divulgação Netflix

Com o fim das cruzadas, os cavaleiros basicamente haviam se tornado um banco, e essa foi a solução do rei para “quitar” uma dívida que tinha com eles.

Por cinco anos, enquanto os cavaleiros eram perseguidos, o monarca fez de tudo para convencer o papa Clemente V a extinguir a Ordem. Até que, em 1312, a ordem foi cumprida e os remanescentes fugiram para lugares como Portugal.

“Não é de estranhar que a data da prisão tenha virado um dia de azar”, diz o historiador Bruno Salles, que defendeu sua tese de mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais baseado na Ordem. “Eles foram pegos pelo rei – que não tinha autoridade para isso –, acusados de crimes que não cometeram e acabaram abandonados pelo Vaticano”.

Por: BSBTIMES