Casa do Artesão de Planaltina será revitalizada, garante Cristiano Araújo
Em 21 de fevereiro de 2023 – Redação
A área está interditada desde 2020, mas continuava sendo utilizada por alguns artesãos que se negavam a desocupar o local. Servidores da Setur mediaram à negociação e a área foi desocupada
Interditado desde 2015, em decorrência das péssimas condições estruturais, a Casa do Artesão, localizada em Planaltina, um patrimônio histórico tombado, será totalmente revitalizada e entregue aos artesões da cidade.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.
Desde que tomou posse no comado da Secretaria de Turismo, em janeiro desse ano, Cristiano Araújo iniciou sua gestão realizando algumas ações, entre as quais a reconstrução da Casa do Artesão de Palantina.
Construída em 1932, para ser a cadeia luso-brasileira em Planaltina, a Casa do Artesão, segundo o secretário da Setur, Cristiano Araujo, “é um dos símbolos culturais mais importantes de Planaltina pela sua importância histórica e por abrigar a memória afetiva da população da cidade”.
Na primeira semana de trabalho foi providenciada uma limpeza na área. Também, foi realizado escoramento externo e interno das paredes fragilizadas pela ação do tempo, a colocação de tapumes.
“A Casa do Artesão de Planaltina é uma das prioridades da Setur, estamos tomando as providências necessárias para que, em breve, esse local volte a ser um espaço dedicado ao artesanato de Planaltina, gerando emprego e renda para a população”, afirma o secretário.
A Secretaria de Turismo fez uma licitação, a empresa ganhadora já apresentou o projeto de revitalização e aguarda a aprovação do CONDEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF).
O projeto será analisado e debatido em audiência pública prevista para acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na Casa da Cultura de Planaltina.
A Secretaria de Turismo do DF está acompanhando todo o processo, e por ser um patrimônio público, a obra de restauração envolve um trabalho complexo.