Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Em 21 de Setembro de 2020 – Redação

O Blog do Candango, divulga texto escrito pelo Deputado Iolando Almeida que versa sobre o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Segue abaixo.

Nesta segunda-feira, 21 de setembro é o dia em que se comemora o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência por ser uma data próxima ao início da Primavera, estação em que as flores preenchem as árvores.

Esse acontecimento representa a luta e a renovação das pessoas com deficiência, segmento do qual faço parte há quase 30 anos.

Essa data foi oficializada no Brasil, pela Lei nº 11.133 de 2005, mas a data já era celebrada desde 1982.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Eu faço parte desse público, pois possuo uma deficiência no braço, devido um acidente automobilístico e atualmente, sou o representante legítimo do segmento na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Como portador de uma deficiência física, eu sei e conheço muito de perto todas as dificuldades e complexidades que uma pessoa com deficiência encontra ao longo da vida.

Neste dia (21), quero comemorar junto com o semento da pessoa com deficiência todas as nossas conquistas aqui no Distrito Federal, onde temos cerca de 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

Na Câmara Legislativa, estamos trabalhando em prol do segmento e muito já conseguimos avançar. A Secretaria da Pessoa com Deficiência hoje é uma realidade no Distrito Federal e foi por meio de nossa iniciativa desde o início do meu mandato que conseguimos a realização dessa conquista.

A criação da secretaria foi possível após aprovação na Câmara Legislativa do DF, de projeto enviado pelo Poder Executivo. A pasta é a primeira no Distrito Federal e a terceira no Brasil.

Trabalhei incansavelmente desde o início do meu mandato, para que o projeto se tornasse uma realidade no Distrito Federal, atendendo uma demanda antiga do segmento da pessoa com deficiência. E tive
a honra de ser o primeiro titular da pasta que foi criada com o objetivo de beneficiar as 650 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência em todo o Distrito Federal e também, assegurar políticas e ações voltadas às pessoas com deficiência, além de atuar pelo cumprimento dos direitos e princípios estabelecidos pela Política Distrital.

Venho atuando em prol das causas das pessoas com deficiência, há quase 30 anos. Como militar reformado da Força Aérea Brasileira (FAB), eu fui eleito deputado distrital em 2018, com 13 mil votos e atuar junto às pessoas com deficiência durante esse período tem sido uma das minhas principais bandeiras na Câmara Legislativa do DF.

Além da Secretaria da Pessoa com Deficiência estamos trabalhando e apoiando várias ações que envolvem o segmento. É também de minha autoria a Lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal.

O nosso mandato é o mandato da inclusão e nosso maior objetivo é continuar trabalhando por todas essas pessoas.

Hoje quero dar os meus parabéns e dizer o meu muito obrigado por fazer parte desta missão juntamente com todo o segmento da pessoa com deficiência no Distrito Federal.

Iolando Almeida
Deputado distrital (PSC)