DF tem 13 casos de Síndrome Multissistêmica relacionada à Covid-19; problema atinge crianças e adolescentes

Em 08 de Agosto de 2020 – Por Brenda Ortiz G1 DF

Faixa etária dos 7 meses aos 16 anos é mais afetada. Ministério da Saúde monitora doença.

Murilo Martins teve Covid-19 e depois Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica — Foto: TV Globo/Reprodução
Murilo Martins teve Covid-19 e depois Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica — Foto: TV Globo/Reprodução

Até o final de julho, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou 13 casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica que podem estar relacionados à Covid-19. A doença atinge crianças e adolescentes com idade entre 7 meses e 16 anos.

Ministério da Saúde monitora os casos. A pasta afirma que “ainda não há evidências de que a Covid-19 cause a síndrome”. No entanto, conforme informações das Secretarias de Saúde dos estados brasileiros, que registraram a doença, parte dos pacientes apresentou infecção pelo novo coronavírus, ou teve Covid-19.

A médica Marina Barbosa é mãe de um bebê de 9 meses. Há duas semanas, a criança apresentou a doença.

Nesta sexta-feira (7). Marina contou ao G1 que, no final do mês de junho, ela e o marido tiveram os sintomas da Covid-19 e testaram positivo para o vírus. Os dois ficaram em casa, isolados.

Mas, em poucos dias, Murilo, o filho do casal, também apresentou sintomas. “A gente já falou logo com a pediatra dele e, na mesma hora, ela disse que era sugestivo para a Covid”, disse Marina.

Os três se recuperaram, no entanto, um mês depois, o filho apresentou manchas vermelhas na pele e uma febre leve. “Achamos que pudesse ser uma alergia. Como eu e meu marido somos médicos, tratamos como uma alergia mesmo”, lembra.

Mas, no dia seguinte, o bebê acordou com os pés e as mãos inchados, além de continuar com febre. Os pais procuraram novamente a pediatra que foi quem desconfiou da síndrome.

“A pediatra sugeriu a síndrome por ter aparecido quatro semanas depois da doença, e pelos pés e mãos inchados”, conta a mãe de Murilo.

Murilo foi internado na UTI de um hospital particular. Segundo os médicos que cuidaram dele, o bebê era o paciente mais novo a apresentar a síndrome no DF.

“Ele fez uma bateria de exames, e tudo deu alterado. No dia seguinte, teve uma melhora, e em 48 horas, as manchas passaram. Ele teve alta e foi pra casa em 4 dias”, afirma.

Semana passada, Murilo repetiu os exames e as taxas no sangue estavam melhores. O bebê continua em tratamento e vai refazer os exames dentro de duas semanas.

Marina conta que, mesmo sendo médica, não quis se aprofundar sobre a doença para não se preocupar excessivamente com o problema. Ela aponta que preferiu confiar e seguir o tratamento que a pediatra e a equipe que cuidou de Murilo no hospital orientaram.

“Com esses casos acontecendo agora, os pediatras já estão mais alertas. E todos foram muito sinceros dizendo que é tudo muito novo e que eles também estão aprendendo com esses casos”, conta Marina Barbosa.

Em abril passado, médicos do Reino Unido identificaram o que parecia um aumento nos casos de síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória rara, que normalmente afeta crianças pequenas. Depois de alguns estudos, a conclusão é que não se tratava da doença, mas de “algo parecido”.

A nova síndrome tem se manifestado em crianças e adolescentes cerca de quatro semanas depois do contato com o novo coronavírus. Segundo os médicos, é uma síndrome rara e a maioria das crianças e adolescentes que tiverem Covid-19 não vão desenvolver o problema.

Em maio, a sociedade brasileira de pediatria e a sociedade de pediatria do DF emitiram alertas aos médicos para que eles fiquem atentos aos possíveis casos. Segundo o médico Luiz Antônio Silva, a doença é uma reação inflamatória grave.

“Por serem crianças e adolescentes, é perigosa. Precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente”, afirma o médico.

Quais os sintomas da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica?

  • Febre alta, acima dos trinta e oito graus, e persistente
  • Manchas e irritações na pele
  • Conjuntivite
  • Inchaços nas mãos e nos pés
  • Dor abdominal e vômito