Cursos de Aperfeiçoamento de Policiais on-line, um grande avanço

Em 20 de novembro de 2020 – Redação

Foto PM Alagoas

Em Agosto desse ano (2020), já durante o período de pandemia, devido ao COVID – 19, a Polícia Militar do Estado de Alagoas realizou à formatura da 1ª turma no modelo de Ensino à Distância do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), que entrou para a história. O pioneirismo se deve ao formato do curso em si e ao evento que marcou a conclusão do mesmo: foi transmitido ao vivo pela internet nos canais da PM e do CFAP no YouTube, além da cobertura pelos respectivos perfis no Instagram.

A pandemia do COVID -19 mudou muito a forma de estudo, o próprio Ministério da Educação autorizou na portaria nº 343, publicada em março desse ano (2020) no Diário Oficial da União, o formato de aulas on-line enquanto durar a pandemia e universidades em todo o mundo mudaram suas rotinas e modos de ensinar para proteger a comunidade acadêmica, até mesmo curso de medicina como da Universidade de São Paulo – USP adotaram aulas virtuais.

Exemplos como este da Policia Militar do Estado de Alagoas, poderiam ser seguidos por outras instituições nos Cursos de Aperfeiçoamento, assim manteriam os respeitos as medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19.

O site Wikipedia assim define curso de aperfeiçoamento:

Os Sargentos que são chamados para estes cursos, são já muitas vezes chamados de “antigões”, por terem já passado mais da metade de suas vidas castrense, desempenhando as diversas formas de policiamento e operações de suas respectivas instituições, então porque não poderiam se aperfeiçoar na forma virtual, sem prejuízos a escalas de serviço e sem possíveis problemas decorrentes da pandemia?

Voltando a falar do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos na Polícia de Alagoas um dos oradores da turma sargento Marcos Antônio Monteiro de Oliveira, fez uma retrospectiva do ensino à distância no Brasil e ampliação do acesso e uso da tecnologia na educação enfatizando: “Foi uma experiência única e um divisor de águas no ensino dentro da Polícia Militar em Alagoas. Vencemos mais uma etapa. Chegou a hora de colhermos os louros, fruto de anos de dedicação na mais abnegada das profissões. É hora de aplicar o conhecimento contribuindo ainda mais com nossa experiência e servindo ao nosso Estado e à nossa Corporação de heróis”.

Os alunos tiveram acesso às aulas e avaliações das disciplinas on-line utilizando o Siseducar, plataforma de ensino da PM que passou por modificações recentes com o intuito de atender a turma. Para isso, o CFAP e sua Divisão Técnica (DT) contou com o auxílio da 6ª Seção do Estado-Maior Geral.

O CAS sempre foi ofertado na forma presencial pela unidade-escola, mas passou por uma reformulação aprofundada e aliou as ferramentas digitais, materiais didáticos e a interação entre alunos e instrutores (tutores). Anteriormente, a Corporação já havia promovido outras capacitações nas modalidades presencial e semipresencial, tanto no próprio CFAP quanto na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).